Como escolher um nome para sua empresa – Elias Praciano
Categories
Análises Tutoriais

Como escolher um nome para sua empresa

Os brasileiros são reconhecidamente empreendedores. Mas isto não é o suficiente para manter uma empresa, fazê-la crescer e torná-la sólida em seu ramo de negócios.
como-escolher-nome-da-empresa
Dentre os vários fatores que contribuem positivamente para os negócios, o nome da companhia é um deles. Este é o assunto deste artigo.
Baseado nos dados do site DataHero (veja o link ao final do texto), há algumas regrinhas bem básicas que ajudam a evitar erros fatais para os seus negócios.

O que deve estar contido no nome da sua empresa?

Como já foi dito, as dicas são básicas e não substituem a contratação de profissionais especializados no assunto — não esqueça disto: eles podem poupar seu dinheiro a longo prazo, uma vez que o melhor nome é aquele que, por si só, já faz uma grande propaganda para os seus negócios.
Você deve começar se perguntando “o que eu quero comunicar às pessoas”. O nome deve reforçar os pontos chave do seu negócio.
Se você tem em mente montar um negócio voltado a um determinado segmento social ou nicho empresarial, deve se perguntar o que gostaria de dizer a estas pessoas ou instituições sobre a sua empresa — faça uma lista, escreva no papel o que lhe vier à cabeça.
Quanto melhor o seu nome comunicar sobre seu negócio a seus consumidores em potencial, menos esforço você terá que exercer para vendê-lo.
Experts recomendam priorizar o uso de palavras reais, que existem no dicionário, em detrimento de inventar vocábulos — desta forma as pessoas terão mais facilidade para relacionar o nome da empresa ao tipo de produto ou serviço que ela oferece.
Por outro lado, ter significado “excessivo”, também pode atrapalhar.
Nomes geográficos, como o nome da sua cidade, podem atrapalhar uma futura expansão da sua empresa.
Outro caso, é quando o nome faz referência forte a um produto… e você decide iniciar a venda de outro produto ou serviço — o nome da empresa fica ad eternum limitando os seus negócios àquele primeiro produto/serviço.
O desafio é encontrar um nome que tenha significado e, ao mesmo tempo, seja genérico o suficiente para não limitar seus negócios no futuro:

  • Nomes descritivos sempre dizem algo significativo a respeito do seu negócio — o que fazemos, o que vendemos, onde você pode nos encontrar etc.
  • Nomes sugestivos são mais abstratos e focam nos valores, na missão da empresa.

O nome hipotético “Chile Tour” ajuda ativamente a promover as atividades da empresa — ele diz tudo sobre ela. Os consumidores identificam imediatamente o que a empresa oferece e qual a sua especialidade.

O que devo considerar para escolher um nome para minha empresa

Há alguns itens importantes a serem considerados quando estiver imerso no processo de escolha do nome da sua empresa:

  • Escolha um nome que tenha significado, não apenas, para você. Preocupe-se, antes, com o significado que ele tem para seu público.
  • Escolha um nome que seja familiar e que remeta a memórias agradáveis para seus clientes, de forma que eles tenham uma resposta emocional positiva.
  • Nomes grandes e confusos precisam ser repensados sempre. Evite-os.
  • Fique longe de gracinhas, piadas (internas) ou palavras bonitas que apenas você e sua família entendem. Não é para você mesmo ou sua família que você pretende vender alguma coisa.
  • Não use sufixos como “cia”, “ltda” ou “SA”, a menos que sua empresa realmente se encaixe nestes moldes.

Seja criativo(a)

Parece que todas as palavras do dicionário já foram registradas… e a opção de criar novas, para batizar novas empresas está se tornando tentadora.
Nomes inventados podem se tornar mais significativos do que aqueles baseados em palavras reais.
Michael Barr, do NameLab, explica que a palavra “Acura” (uma marca de carros americana) não existe no dicionário, mas ela remete à precisão da engenharia (acurácia).
De fato, o sufixo “Acu” significa “preciso” em muitas línguas.
Assim, criou-se uma nova palavra que é, ao mesmo tempo, única e fortemente significativa.
Criar palavras, contudo, é um processo mais complexo para iniciantes. Deve ser evitado, se você não estiver disposto a estudar bastante sobre o assunto.
A mesma NameLab foi quem criou o nome da gigante de computação “Compaq”, quando queriam lançar uma fábrica de computadores “compactos”.
Mesmo sendo inventada, a palavra remete imediatamente ao significado de “compacto”.

Como resolver alguns problemas com criatividade

Segundo o DataHero, algumas dicas pode ajudar a contornar problemas com marcas já registradas ou com nomes que não podem, por um motivo ou outro, ser usados.

  • Adicione uma letra — Digg, Thinkk etc.
  • Retire uma letra — Flickr, Tumblr, Grindr, Blendr etc. Em todos estes casos, a retirada da letra, não altera a pronúncia da palavra em inglês e a destaca em qualquer texto.
  • Adicione um sufixo, que pode eventualmente vir a ser usado no registro do domínio — Spotify, Bitly, Migreme, Miudim etc.

solving problems naming a company

Faça testes com o seu nome antes de bater o martelo

Quando finalmente você chegar a uma lista de quatro ou cinco nomes, que são fáceis de memorizar, pronunciar e são expressivos, você está pronto para fazer uma pesquisa sobre se já não estarão registrados ou sendo usados por outro negócio.
Em alguns casos, os nomes das empresas não precisam estar necessariamente registrados — mas preocupar-se com os aspectos legais de registrar sua marca pode poupar problemas e gastos futuros, além de processos judiciais onerosos e desgastantes por parte de possíveis detentores daquela marca.

Finalmentes…

Com alguma sorte e muito trabalho você terá uma lista final com 3 a 5 nomes fortes dos quais você gostou. Como tomar uma decisão?
Volte aos critérios definidos no início da escolha de nomes — e verifique qual destes se adequa melhor e descreve melhor o tipo de negócio que você está se propondo a iniciar.

  • Alguns empreendedores chegam a uma decisão definitiva, pelos seus próprios instintos.
  • Outros contratam uma empresa para fazer pesquisas de mercado.
  • Outros se reúnem (entre sócios, por exemplo) e votam.

Tenha em mente que as firmas profissionais levam de 6 semanas a 6 meses para concluir todo o processo. Você provavelmente não tem todo este tempo. Contudo, planeje dispender ao menos 5 semanas no processo de escolha do nome de sua empresa.

Referências

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.