As queries ou consultas feitas no cliente interativo MySQL, que funcionam bem, podem ser facilmente convertidas em scripts para automatizar suas tarefas ou adiantar o seu trabalho como desenvolvedor — seja qual for a sua linguagem de programação.
A solução relatada neste artigo permite reusar as queries, de uma sessão anterior do MySQL, que estão funcionando para você, em um script.
Use um arquivo tee ou o histórico do MySQL
Uma das formas de reusar as queries MySQL, dentro de um script, é buscá-las a partir de um arquivo tee.
No artigo, Como guardar o histórico dos comandos no MySQL em um arquivo externo, eu explico o procedimento em detalhes.
Outra forma, é buscar as queries no arquivo de histórico padrão do MySQL, importar o texto e ir retirando tudo o que não serve ao seu script.
Neste caso, comece por digitar suas queries no cliente MySQL, normalmente — se certificando de que estejam funcionando sintaticamente e entregando os resultados desejados.
Em seguida, saia do MySQL, com o comando quit
e liste o arquivo do histórico da sua sessão, da linha de comando:
cat .mysql_history
No Linux, o arquivo do histórico costuma ficar armazenado no seu diretório home.
Experimente combinar o comando cat com o comando grep, para obter resultados mais precisos em relação ao que te interessa:
cat .mysql_history grep -e select
O arquivo do histórico, bem como aquele criado pelo comando tee, pode ser aberto no seu editor de scripts favorito, de onde você pode extrair as queries que deseja e editá-las como bem entender.