Vale a pena criptografar os dados no smartphone? – Elias Praciano
Categories
Análises Android lifehacker

Vale a pena criptografar os dados no smartphone?

Criptografar os dados no seu smartphone pode impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso às suas fotos, vídeos, e outros tipos de arquivos.
Nas versões mais novas do Android, é uma medida de segurança eficaz para dificultar a exposição de arquivos pessoais e/ou profissionais.
Em caso de roubo, o conteúdo na memória do aparelho e no cartão de memória não poderão ser acessados sem que se conheça a senha.
A única forma de poder fazer uso do aparelho é remover a criptografia, através de um reset de fábrica — que promove a remoção total dos dados gravados no aparelho. O cartão de memória, para poder ser usado, precisará ser reformatado.

Criptografia, do grego, kryptós + graphein, pode ser traduzido como escrita secreta.
Consiste no uso de técnicas de segurança para bloquear acesso de pessoas não autorizadas a um determinado conteúdo

Quem deve usar criptografia?

Há vários perfis de usuários que justificam o uso de criptografia.
Executivos, consultores, advogados e inúmeros outros profissionais que armazenam no smartphone arquivos de trabalho sensíveis e confidenciais, devem fazer uso da criptografia.
Há também motivações pessoais para a adoção desta medida.
Quem tem já tirou fotos íntimas ou fez um ou mais vídeos “calientes“, na maioria das vezes, não tem interesse em ver este material circulando livremente nos sites pornôs ou nas redes sociais (Facebook, Whatsapp etc.) — o que pode causar um estrago na sua imagem, nas suas relações familiares e, até mesmo, profissionais.

A criptografia atual é baseada em teorias matemáticas aliadas a softwares poderosos, com o objetivo de criar algoritmos difíceis de serem quebrados por invasores.
Teoricamente, é possível quebrar chaves criptográficas… mas é altamente desestimulante, sem recursos computacionais avançados.

Uma vez roubado, não há mais nada que você possa fazer para impedir que um estranho tenha acesso a todos os seus arquivos no smartphone ou no tablet, caso estejam desprotegidos.
Neste caso, a criptografia é uma medida de segurança preventiva, que evita o uso ou a exibição indevida dos seus dados.
Em resumo, todo mundo pode se beneficiar da criptografia de dados.

Desvantagens da criptografia

Tudo tem um preço. Quanto mais fechaduras, mais chaves.
À medida em que os níveis de segurança vão avançando, mais trabalho você terá para desativá-los.
Para ativar a criptografia em um smartphone Android, a depender da versão utilizada, será necessário adotar o bloqueio por senha — com pelo menos 6 dígitos.
Na tabela, abaixo, descrevo 3 motivos que podem tornar a experiência irritante para um usuário.

Problema Descrição
Dificuldade para digitar a senha Ao usar o Android 4.2, o bloqueio da tela por senha é mandatório, se você quiser fazer uso da criptografia.
Em telas menores do que 4″ (polegadas), pode achar incômodo ter que digitar uma senha com 6 caracteres, dos quais 2 têm que ser numéricos.
Se estiver na rua, em dia medianamente ensolarado e tiver esquecido de aumentar o brilho da tela do seu smartphone, terá dificuldades para conseguir digitar a senha e desbloquear o aparelho, para fazer uma chamada ou ver um SMS.
Lentidão do aparelho A criptografia faz uso mais intenso do processador. Todo arquivo precisa ser descriptografado, antes de poder ser lido. Se for alterado, vai precisar ser criptografado novamente. Toda foto tirada, será criptografada antes de ser gravada.
Como regra geral, contraindico o uso da criptografia em aparelhos que usem processadores com clock inferior a 1.0GHz e menos de 2 núcleos.
Você pode ficar trancado do lado de fora… Se você esquecer a senha, vai perder o acesso aos seus dados, como consequência.
Se o seu aparelho pifar, não será possível ler os dados do cartão em outro aparelho ou no PC.

Quando a criptografia é uma boa idéia

Use criptografia, sim, no caso de você manter fotos e vídeos íntimos seus ou de outras pessoas. Em caso de roubo, você terá a tranquilidade de que seus arquivos não serão vistos, nem usados contra você ou quem quer que seja.
Smartphones de trabalho podem ser visados por concorrentes, desejosos de ver seus contatos e outros arquivos de cunho profissional.
Na relação de links, abaixo, há um para um artigo que ensina o procedimento passo a passo para criptografar seus dados no Android.
Se quiser, use a área de comentários, para dar sua opinião sobre o assunto.

Impacto na performance

No vídeo, abaixo, o Chris mostra um comparativo real com o Nexus 5, rodando o Android 5.0 Lollipop — criptografado VS não criptografado.
O aparelho da direita é o que está encriptado.
Fica claro que, no uso geral do aparelho, não há impacto significativo na performance — ou seja, ele não fica mais lento.
O vídeo não foi feito em laboratório, com todas as condições e variáveis de ambiente sob controle. Portanto, precisamos dar um desconto para alguns fatores (o Chris chama a atenção para isto).
As flutuações na rede podem ter tornado alguns apps mais lentos, independente de seus dados estarem criptografados ou não — isto pode explicar o delay de 3 segundos a mais para abrir o Facebook no aparelho da direita (o que está encriptado) e que não ocorreu na abertura de outros apps.

O teste de benchmark, ao final do vídeo, revela os seguintes dados:

Teste Nexus 5 sem criptografia Nexus 5 com criptografia
Leitura Sequencial 161,15 MB/s 54,21 MB/s
Escrita Sequencial 44,67 MB/s 30,32 MB/s
Leitura Aleatória 22,18 MB/s 17,32 MB/s
Escrita Aleatória 12,57 MB/s 12,22 MB/s

A maior diferença (3x) está no primeiro teste: de leitura sequencial. Ainda assim, o cache interno do aparelho tende a eliminar isto.
O que você acha? Vale a pena usar o aparelho criptografado? 😉

Referências

Saiba como fazer — Como ativar criptografia no seu smartphone Android.
Wikipedia: Criptografia.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

45 replies on “Vale a pena criptografar os dados no smartphone?”

Fiz a criptografia do cartão de memória no s4mini e troquei de aparelho, mas não consigo acessar os dados do cartão. O aparelho antigo ainda está comigo, mas apenas retirei a senha do aparelho, e não consigo mais acessar os dados do cartão apesar de não ter formatado o aparelho e colocar a senha novamente. É possível recuperar o acesso aos arquivos?

Oi elias, ajude por favor meu Samsung galaxy 5 tem sistema de impressão digital, não sei que mexeu no telefone agora esta pedir palavra passe alternativa e eu não me lembro como faço para resolver o problema.

Elias boa tarde é por quer eu não estou conseguindo ativar o cartao sd no meu aparelho sansug galaxy on7 já Fiz de tudo mais não consegui até o momento como eu poderia fazer ?desde já agradeço.

boa tarde meu celular e um lg x power e a minha duvida e a seguinte ele nao possui a opçao de formatar o cartao sd como memoria interna. caso eu venha a criptografar o sd sera possivel que habilite essa funcionalidade? desde ja agradeço a opniao e atençao de todos.

a criptografia serve tambem para casos de formatar o celular e depois mesmo que seja baixado algum aplicativo de recuperação nao ira recuperar as fotos? Irie passar pra frente meu celular e queria saber se iria acontecer isso caso fosse baixado algum aplicativo? Obrigada desde ja

Oi gostaria se tem como desfazer a criptografia tenho um Samsung Galaxy S 5, com Android 6.0, a 2.5ghz .
A criptografia pode fazer o celular super aquecer ?

Os processos envolvidos na criptografia fazem uso mais intenso do processamento.
Diante disso, faz sentido que o processador gere mais calor para trabalhar.
Contudo, não creio que isto seria perceptível no seu aparelho.

ola a todos…
tenho uma duvida sobre a criptografia se seria eficaz ou apresentaria falhas…
vejamos, caso o smartphone esteja criptografado, e seja perdido pela rua sendo ele encontrado por outra pessoa que leva o aparelho a uma loja que desbloqueia telefones, embora seja feito o reset no dispositivo, aquele através da rom do sistema operacional do dispositivo que remove somente a senha de bloqueio do aparelho sem apagar nada. esse processo também iria ou não remover a criptografia do aparelho deixando vulneráveis as informações do usuário que ali contia? quebraria também essa criptografia?

A senha para descriptografar seus arquivos se perderia, mesmo assim.
Só restaria usar a força bruta para conseguir recuperar os dados.
E, ainda assim, poderia levar séculos para realizar esta tarefa sem um equipamento muito robusto. Aparentemente, hoje, nem a NSA tem tal equipamento.

Caso o smarthphone seja criptografado totalmente…
E seja perdido, e alguém ache e vá nessas lojas que desbloqueiam senhas na qual. Usam a ROM do S.O do aparelho que remove somente a senha do dispositivo. Teria o invasor acesso a minhas informaçoes logo após isso??

Entenda: os arquivos estão criptografados e trancados; a senha é a chave, para acessá-los.
Do meu ponto de vista, “jogar a chave fora” não irá facilitar nada para o invasor. Antes, acredito que irá criar uma dificuldade adicional.

Adorei o post! Minha duvida é: criptografando meu celular eu fico protegida de acesso a terceiros das minhas conversas e da possibilidade do mwu celular ser grampeado?

A criptografia, neste caso, protege os dados internos do celular.
Não te protege contra grampeamentos ou contra roubo de dados, durante a transmissão para outro aparelho ou para a nuvem, por exemplo.

Coloquei a para fazer a criptografia no meu tablet isso as 10 horas da manhã(sabado),agora já são 1 hora da manhã(domingo) e tá com uma tela branca e umas bolinhas rodando. Por favor mim ajude.as 15 horas da tarde (sábado ) ele descarregou só voltei a por pra carregar umas 17 horas.

elias boa tarde eu criptogravei os dados do celular e parou o furto de creditos e mb/s de dados da operadora mais quando conectei o gmail no chonme senti falta de dados no meu plano, será tem alguma cois errada ainda obrigado!

Se eu criptografar os arquivos no cartão de memória eu poderei usá-los depois que eu formatar o meu celular?

Ao resetar o aparelho ou formatar sua memória interna — mesmo que você não faça nada ao seu cartão de memória &mdash, você perde acesso aos arquivos criptografados no cartão.
Antes de “brincar”, faça cópia de segurança de todos os seus arquivos.

Criptografei meu smartphone um xperia z3 compact, mas precisei enviar o aparelho para assistência técnica para trocar a tela, e pediram para fazer backup antes de envia-lo. Fiz o backup foi salvo no cartão e na conta do Google. O cartão está criptografado, e pelo que li das suas respostas, não será mais possível acessar as informações. Mas como fiz backup na nuvem também, é possível recuperar as informações ou esse backup também estará criptografado?

se eu criptografar meu android, os aplicativos que tem permissões, como permissões de fotos e vídeos, não conseguiram ver mais…serve pra isso tbm?

Olá Elias eu estou querendo trocar o meu smartphone, mas já tirei fotos comigo e a minha família e apaguei tudo, estou inseguro com a troca e com o próximo que possa usa-lo, se eu criptografar o meu celular as fotos apagadas estarão seguras? E se alguém fizer o root e instalar programas de recuperação de arquivo? Preciso de sua ajuda o mais breve o possível por favor!

A criptografia atende à sua preocupação no que toca o uso não autorizado do seu aparelho.
A maneira mais segura de passar o telefone para outro dono, contudo, é:

  1. Fazer backup — das suas fotos, de seus vídeos pessoais, de seus contatos etc.
  2. Fazer um reset de fábrica.
  3. Formatar o cartão de memória ou não entregá-lo junto com o aparelho.

Se você já tem backup automático dos seus dados e não pretende repassar o aparelho com seu cartão de memória, o reset de fábrica já será suficiente para devolver o smartphone ao estado em que você o retirou da loja.

Estou com mais duvidas pq comprei um motomaxx e vem com a memoria interna, gostaria de tirar todas as minhas duvidas pra ter certeza que estou repassando o meu aparelho com segurança, e muito obrigado por me responder e pela atenção.

Estou com receio de passar o cel para frente e trocá-lo por causa de roots e programações que fazem a tal da recuperação dos arquivos rooteando o celular, se eu fiz o hard reset e formatei o meu motomaxx as programações de recuperação que necessitam de root recuperariam esses tais arquivos passados?

Os processos e as ferramentas para recuperar as informações da mídia (interna ou externa) formatada são caros e escassos o suficiente para estar longe do alcance de usuários comuns.
Só a polícia federal ou grandes empresas tem acesso a este tipo de ferramenta. 😉

Sem problemas.
A memória interna será formatada e limpa se você realizar o processo de reset de fábrica ou factory reset.
Antes de repassar o aparelho, verifique se você está seguro.
O vídeo abaixo ensina a fazer o factory reset no seu Motorola Moto Maxx:

Nunca é pouco avisar, faça cópia de segurança dos seus arquivos antes. A função do processo descrito no vídeo e limpar completamente o seu telefone.

Elias muitíssimo obrigado pelas informações e pela sua atenção! Já estou mais seguro quanto a substituição do meu aparelho, ganhou mais um visitante fiel para o seu site, obrigado!

Elias,boa tarde,eu criptografei meu micro sd, so que formatei meu celular, dai quando coloquei o sd o apareho não reconheceu mais! E agora, não recupero nada, vou ter que formatar meu sd ?

Sim.
Ao formatar o aparelho, você perdeu a chave de decodificação do cartão.
Você terá que formatar para poder usá-lo novamente. Os dados serão definitivamente perdidos.

Olá, estou sendo vítima de ataques constantes por hackers que acessam meu aparelho remotamente. O aparelho é novo, encontra-se atualizado e sem root. Somente app da Playstore. Creio que seja pela falha de Stagefright, pois não vejo outra maneira disso acontecer. A criptografia poderia ser uma saída para mim enquanto a falha não é corrigida? Aparelho é um LG G3. Obrigado

A criptografia, descrita neste artigo, não se refere ao envio de dados do seu aparelho para outro lugar.
Na verdade, o tráfego de dados entre seu aparelho e outro vai continuar a ocorrer sem criptografia.
Manter seu sistema operacional atualizado é a melhor solução para o seu caso.

Com o aparelho Criptografado eu posso ir mandando algumas fotos e videos para meu Google Drive ?? Fazendo assim um Backup de coisas que não quero perder caso eu precise Formatar o Celular…

Sim. Exato.
Mas lembre-se de duas coisas:

  1. A transferência não é necessariamente criptografada.
  2. O armazenamento na nuvem não é necessariamente criptografado.

A criptografia de que falei neste artigo se restringe ao seu aparelho.
Consulte a documentação do seu serviço de armazenamento, para saber se dispõe de criptografia.

Tenho um micro SD de 128GB mas que deve ter no máximo uns 500mb de documentos e dados sensíveis. Pelo tamanho, acho que demoraria muito tempo para criptografar por inteiro, não? E mesmo assim… Nem sei se valeria a pena, já que grande parte do conteúdo são filmes, músicas e dados sem importância em termos de privacidade. Existe alguma maneira de criptografar, por exemplo, só uma ou duas pastas dentro do cartão de memória? Isso impediria o acesso aos arquivos mesmo retirando o cartão de memória do telefone e usando um leitor para conectar ao computador? Vi alguns aplicativos que “escondem” arquivos mas não são eficazes pois só escondem pra galeria do Android, mas aparecem no computador, ou então só mudam a extensão do arquivo, adicionando um prefixo extra, bastando retirá-lo para acessar o arquivo…

Obrigado!

Sony Xperia z2
Android 4.4
*Root com permissão de escrita no SD

No momento, desconheço aplicativos confiáveis que façam isto. Vamos ver se futuras versões do Android incorporam esta opção de criptografar seletivamente arquivos e pastas (diretórios).

Gostaria de saber se caso meu cartão SD esteja criptografado, ele só pode ser lido no aparelho onde foi feita a criptografia, tudo bem. Caso tenha o celular roubado ou que o aparelho seja restaurado às configurações de fábrica, o conteúdo do cartão SD fica inintelegível?

Como eu poderia recuperar os dados do meu cartão SD, caso ocorresse a restauração padrão?

A idéia do mecanismo de encriptação é esta: inutilizar irreversivelmente todos as suas informações, que estejam criptografadas dentro do cartão — no caso de você perder o controle sobre ele.
Se você restaurar o aparelho às configurações originais de fábrica, vai inutilizar os dados criptografados — faça backup antes, portanto.
Se você costuma tirar fotos ou fazer vídeos com conteúdo sensível, criptografar seu aparelho é a melhor coisa a fazer. Isto impede que pessoas não autorizadas façam uso indevido dos seus arquivos.
Para prevenir a perda de arquivos importantes, faça backup periódico de seus dados (imagens, agenda, músicas, vídeos etc.)

Uso criptografia em um Samsung Galaxy S3 Mini. A queda no desempenho é perceptível, mas não chega a incomodar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.