Como reiniciar a máquina automaticamente em caso de Kernel Panic

Um sistema pode se recuperar de um crash com um simples reboot, em muitos casos. O problema é que, se você não estiver presente para reiniciar a máquina (servidor, desktop, laptop etc), o sistema fica pendurado indefinidamente.
Clique nas imagens, para ver mais informações.
Imagem de Kernel Panic
Neste artigo, vou mostrar como é fácil configurar o seu Linux para reiniciar sozinho, em caso de kernel panic.
O recurso de reinício automático já está presente no kernel. Só precisa ser ativado — o que pode ser feito com uma única linha de comando, acrescentada ao bootloader (linux, grub etc).

Se você vai configurar o sistema para auto reiniciar, é interessante ter uma prática de verificar os logs e o uptime periodicamente para saber se houve algum reboot recente e o por que de ter ocorrido.

Se quiser que o sistema reinicie após 5 segundos, do kernel panic, adicione o valor 5 ao arquivo /proc/sys/kernel/panic. Veja como:

echo 5>/proc/sys/kernel/panic

Você pode definir o valor que achar mais adequado. Lembre-se que ele é apagado a cada reinício (manual ou automático) — o que impede que o sistema fique se reiniciando indefinidamente até que o administrador se dê conta de que algo não está bem.
Você não precisa (não deve) reiniciar a máquina após aplicar esta solução — deixe-a lá. Quando for necessária, será usada.
Leia mais sobre o Linux.

Referências

As imagens originais são emprestadas da Wikipedia.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *