ajuste do brilho da tela no Linux

Comandos para ajustar o brilho da tela.

É possível controlar o brilho da tela através de alguns comandos do teclado. Isto pode ser útil quando as teclas de controle específicas não estão funcionando no seu notebook, por exemplo.
As teclas de controle padrão, em laptops, costumam ser acessíveis através do pressionamento conjunto de uma tecla de função.

Teclas especiais ajuste brilho notebook
Clique para ampliar.

No meu meu caso, para regular o brilho da tela do meu laptop, eu uso a combinação Fn + F11 (para reduzir o brilho) e Fn + F12 (para aumentar).
Se você tiver dúvidas, consulte o manual do seu notebook.
Neste post, vou mostrar 3 métodos para controlar brilho do seu monitor. Se você conhece ou prefere outras formas, contribua nos comentários.

Use o xbacklight para regular o brilho da tela

O programa xbacklight tem a função de ajustar o brilho da tela, através de uma extensão do (outro programa) RandR.
Em outros textos, já mostrei como usar o RandR para alterar a resolução e instalar mais monitores no seu sistema.
O uso básico do xbacklight é este:

  • Para aumentar o brilho em 10%: xbacklight --inc 10.
  • Para reduzir o brilho em 10%: xbacklight --dec 10.

O aplicativo xbacklight permite mais ajustes, inclusive regular a escala e a gradatividade — para evitar o incômodo causado pelas mudanças bruscas: Leia mais sobre o xbacklight e suas opções de uso, aqui.

Use o redshift

Recentemente, escrevi sobre o x.flux (ou f.lux) e sobre o redshift. — A principal função deles não é ajustar o brilho da tela, mas a temperatura das cores da sua tela.
Ambos são projetados para rodar em background e, automaticamente, fazer ajustes de acordo com a hora do dia.
Com isto, o f.lux e o redshift contribuem para o maior conforto do usuário que precisa usar o computador à noite — além disto, pode prevenir a dificuldade que muitas pessoas têm de pegar no sono, após horas exaustivas de trabalho no PC.
O redshift, especificamente, pode ser usado para regular o brilho também.
Ao indicar a latitude de sua localização, é possível informar também a intensidade da luz emitida pelo backlight do seu visor. Veja:

redshift -b DAY:NIGHT

No caso, troque as variáveis DAY e NIGHT pelos valores de brilho que você deseja obter de dia e à noite.
Os valores vão de 0.1 a 1.0.

» Leia mais sobre o redshift.

A solução, pelo redshift, pode ser a indicada para quem deseja algo definitivo, sem a necessidade de ficar arrumando as configurações do monitor, toda vez que for usar o computador — o redshift ajusta o seu monitor, assim que você der login.

Use o xfpm-power-backlight-helper

Esta solução é voltada para quem usa o XFCE, como ambiente desktop. Este é o caso do Xubuntu.
Apesar do nome grande, a solução não é complicada. Você pode copiar e colar os comandos em um terminal.

O xfpm-power-backlight-helper faz parte do pacote de aplicativos de gestão de energia do ambiente desktop XFCE. Por isto, você provavelmente não irá encontrá-lo no Ubuntu padrão, cujo desktop é comandado pelo Unity.

Para verificar o valor do brilho atual do seu monitor, use o comando assim:

xfpm-power-backlight-helper --get-brightness

Para verificar o valor máximo do brilho atual…

xfpm-power-backlight-helper --get-max-brightness

Para alterar o valor, contudo, você precisará ser root e precisa rodar o programa de dentro do pkexec. Veja como alterar o valor do brilho para 80:

pkexec --user root xfpm-power-backlight-helper --set-brightness 80

Se você pretende diminuir o brilho da tela, faça isto gradativamente, para não acabar com uma tela totalmente preta e sem saber o que está acontecendo.
Sinta-se à vontade para compartilhar outras formas de ajustar o brilho do monitor, na linha de comando do Linux, com um comentário.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

7 comentários sobre “Comandos para ajustar o brilho da tela.”

  1. Eu diminui meu brilho do PC HP18 pra 0 , não imaginei que aconteceria que ele ficasse como desligado,a tela ficou totalmente preta,e não consigo saber oque está acontecendo,se alguém puder me ajudar,por favor ,eu agradeço

    1. Isso acontece o tempo todo 😉
      Neste caso, é possível reaver o brilho da tela, usando a tecla ‘para cima’ ↑. Mesmo não vendo o conteúdo da linha de comando anterior, ainda é possível alterá-la cuidadosamente.
      Outra solução é teclar Ctrl+Alt+F3 e Ctrl+Alt+Del, para reiniciar o sistema.
      No post original, indicado no texto, alertei o leitor para esta possibilidade.

  2. Tenho um note Samsung Active Book, ele tem uma tecla especifica para aumentar e diminuir o brilho que é FN + F3 no entanto não está funcionando mais, sabe como faço para corrigir isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *