Linux Tux in orange background

10 coisas para fazer depois de instalar o Xubuntu

Após a instalação de um sistema operacional, sempre há ajustes a fazer e aplicativos a instalar para tornar o uso mais seguro e confortável.
Vou relacionar as minhas 10 dicas de ajustes pós instalação para o Xubuntu e alguns softwares que considero úteis ou fundamentais para tornar a experiência de usuário mais agradável.
Se você usa o Ubuntu (puro), pode achar interessante ler o artigo feito para a sua distro.
Este texto aborda a versão 14.04 Trusty Tahr LTS do Xubuntu, que terá suporte oficial da Canonical até 2019.

Atualize o sistema

É possível haver, nos repositórios, atualizações disponíveis para o seu sistema — correções, atualizações de segurança, novos recursos etc.
Vamos atrás delas. Abra um terminal (Ctrl + Alt + T) e digite os seguintes comandos (ou copie e cole, para evitar erros):

sudo apt-get update
sudo apt-get upgrade

Daqui, pra frente, mantenha sempre o seu sistema atualizado.
O Xubuntu 16.04 aceita o uso do apt, como ferramenta padrão de gestão de pacotes.
Se você usa esta versão (ou superior), pode passar a usar o apt, em substituição ao apt-get, daqui pra frente. Veja como:

sudo apt update
sudo apt upgrade

Se quiser entender melhor o funcionamento do utilitário apt, leia este artigo.

LEIA MAIS:

Atualização do Xubuntu 14.04 LTS
Clique para ampliar.

Navegadores

O navegador padrão, no Ubuntu e no Xubuntu, é o Mozilla Firefox. Se você prefere o Chromium, instale-o assim (no terminal):

sudo apt-get install chromium-browser

Se você gosta do Firefox e quiser melhorar o seu desempenho, leia o artigo “como melhorar o desempenho do Firefox“, com técnicas simples para tunar o seu navegador.

Instale os codecs e outros softwares restritos

Até agora, você pode fazer tudo, no seu computador, menos (talvez) assistir aos seus filmes em DVD, ver sites com Flash e assistir alguns tipos de vídeos.
O que acontece é que o Ubuntu (e seus derivados e spins) não poderia ser legalmente distribuído em um DVD, nos Estados Unidos e em outros países, com a inclusão destes softwares e codecs. Por isto é que são chamados restricted — e são distribuídos em um pacote separado.
Para obter este pacote extra, no Xubuntu, use o seguinte comando no terminal:

sudo apt-get install xubuntu-restricted-extras

Qual o conteúdo do ubuntu-restricted-extras?

O pacote xubuntu-restricted-extras contém:

  • suporte a MP3 e a DVDs não encriptados
  • Microsoft TrueType core fonts
  • plugin Flash
  • codecs para arquivos comuns de áudio e vídeo

Para poder assistir aos seus DVDs, rode os comandos abaixo, para instalar pacotes necessários e configurar o sistema:

sudo apt-get install libdvdread4 libdvdnav4
sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

Para instalar o flash, no seu navegador, execute o seguinte comando:

sudo apt-get install flashplugin-installer

Mais softwares úteis

Em alguns momentos, o rar poderá ser útil.
Muitos arquivos, baixados da internet, vêm empacotados com este aplicativo.

sudo apt-get install rar

Se você precisa do Java, instale-o assim:

sudo apt-get install icedtea-7-plugin openjdk-7-jre

Programas adicionais

A lista de programas, que segue, trata apenas de algumas sugestões (você pode adicionar as suas, nos comentários — tenho certeza de que será útil a outros leitores).
Se você pretende editar imagens, o Gimp é um dos aplicativos mais elogiados da área:

sudo apt-get install gimp

Se você pretende editar arquivos de áudio, para criar toques de celular, por exemplo, o Audacity é uma excelente pedida:

sudo apt-get install audacity

Para assistir a filmes e qualquer outro tipo de vídeo, sugiro o mplayer e o vlc:

sudo apt-get install mplayer vlc

Isto encerra a minha lista de “coisas” para fazer, após instalar o Xubuntu.
Longe de ser uma lista definitiva, ela pode ser complementada com suas sugestões, nos comentários.
Outras leituras, podem complementar este artigo, se você se interessar:

Divirta-se!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

34 comentários sobre “10 coisas para fazer depois de instalar o Xubuntu”

  1. Olá Elias. Primeiramente parabéns por todo conteudo. A minha dúvida primeiramente é a seguinte: Meu sistema esta completamente atualizado versão 16.04, e quando vou tentar executar uma MP3, abre o Parole com mensagem “error, GStreamer backend error, Could not initialise Xv output”

    Meu netbook está com dual boot com windows 7, onde após muitas tentativas consegui encontrar apenas uma forma de poder reproduzir minhas musicas e alguns videos de no maximo HD720 p, usando O Media Pleyer Classic e para musicas o mais leve possivel foi Winanp. Onde quero chegar? Bom… Já testei o VLC entre outros tanto no windowns e aqui no xubuntu, porém as musicas ficam engasgando. No Xubuntu a unica opção que encontrei mais leve de todas para apenas MP3 foi o CMUS, que roda via terminal, esse raramente engasgava ao tocar as musicas. Meu Netbook é fraco, – Acer Aspire One D270, com 2 Gigas de memória e placa grafica compartilhada. Com base nesses dados que lhe informei, deu para perceber que o sucesso apenas nas MP3 vieram com aplicativos antigos como Windows Media Player Classic ou Winamp Classic (Windows) e CMUS (Xubuntu). Você poderia me indicar algo mais leve possivel para meu sistema xubuntu tanto para MP3 e para Videos? Se precisar de alguma tela de informação do sistema um print, te mando. Estou aprendendo e gostando muito do sistema. Abraço

    1. O engasgo é comum em máquinas com hardware limitado. Pode ser resolvido com um ajuste no cache ou buffer, contudo.
      Todos os aplicativos que você citou permitem ajustar o tamanho do cache/buffer.
      Os players CLI (Command Line Interface) pode ser uma ótima opção. Um dos mais simples, nesta categoria, é o mpg123.
      Você pode ajustar o output buffer dele com o seguinte comando:

      mpg123 -b 64 ... 

      .
      Se tiver interesse, leia mais sobre o mpg123 ou sobre o vlc.

  2. A unica coisa que me irrita demais é a posição dos botões minimizar, maximizar e fechar das janelas do lado esquerdo… Sabem se tem alguma forma fácil e r´pida de voltar ao “normal”?

      1. Já tentei, tentei o editor de confs. na versão 16.04 não funfou comigo… mas o que irrita é a falta de possibilidade de uma configuração pessoal sem necessidade de instalação ou que seja de forma mais fácil… pois com a dificuldade encontrada o usuário novo desiste do uso e a popularização vai por água abaixo.

        1. O Windows não se tornou “popular”, por ser mais fácil de usar.
          Ele foi (e é) empurrado a força pela microsoft, através de contratos anti-competitivos com os fabricantes de computadores — entre outras táticas adotadas pela empresa.

  3. olá boa noite,

    estava na net navegando e procurando a solução ou uma dica sobre como resolver uma problema com uma instalação do xubuntu, fiz a instalação da versão 16.04, durante a instalação tudo normal e quando reiniciei a máquina o wifi não funcionou pede a senha eu boto e não conecta testei a conexão cabeada e tudo normal, já atualizei e reiniciei a máquina e nada, alguma dica

  4. Olá, primeiro quero agradecer pelas dicas, foi muito útil pra mim para instalar alguns aplicativos no xubuntu, tenho pouca experiência em Linux e uso o xubuntu 14.04 instalado em uma máquina com uma placa Intel e 512Mb de RAM.
    Recentemente arrumei outra placa mãe com 1Gb de RAM e placa de vídeo de 64Mb, o problema é q a visualização de vídeo ficou mais lenta parecendo robô, achei q ia melhorar por causa da placa de vídeo e mais RAM, mas piorou, a placa q coloquei é uma gigabyte GA-K8NS com um Sempron 3000+ e placa de vídeo gigabyte GV-GF2010D. Sei q o hardware é antigo, mas uso esse pc para acessar a net somente, mas gostaria de ver vídeos tbm e já procurei na internet algumas opções, mas todas em vão. Quando usava a placa Intel com 512 de RAM funcionava bem o vídeo, mas era um pouco lento por isso achei q com mais RAM e uma placa de vídeo dedicada seria melhor, gostaria de saber sua opinião se existe algo q eu possa fazer para melhorar essa questão do vídeo ou devo voltar a usar a placa Intel mesmo com menos RAM. Obrigado.

    1. Pode haver incompatibilidade entre a sua placa gráfica em relação ao Linux.
      A Intel, na última década, tem feito um bom trabalho de suporte com suas placas gráficas.
      Já se inscreveu em algum fórum para pesquisar (e perguntar) sobre o seu hardware?

    2. Amigo comigo aconteceu o mesmo, instalei o xubuntu 16.04 ele reconhece as redes wifi minha e dos vizinhos, mas ao digitar minha senha ele não conecta. Sabe o que pode ser?
      Ainda não atualizei com o cabo de rede pois não tive tempo ainda, mas vou fazer assim que puder e ver ser resolve.

  5. Legal, realizei os ajustes pós instalação do Xubuntu.
    Patinei um pouco para conseguir dar “OK” na tela azul da configuração, “configurando ttf-mscorefonts-installer…”
    Precisei usar a tecla TAB para selecionar e depois confirmar.
    A parti daí, deu tudo certo.

    Obrigado mais uma vez pelas valiosas informações!!

    Gilson

    1. valeu pela dica TAB – tava desistindo!!
      a quem interessar instalei ubuntu 16.4 num note acer aspire one D270, mas ficou lente – troquei pelo xubuntu ficou melhor mas firefox lento pra vídeos youtube – instalei chromium ficou 10!!!

  6. Elias, preciso de uma força bem grande aqui, veja só, ontem instalei o Xubuntu 15.10, só que ao terminar a instalação pediu para reiniciar, assim fiz, porém, ele só reconhece as configurações de resolução “default” que é 640×480 mas meu monitor é 1280×720, ele não me dá opções e nem permite que eu digite (essa é minha primeira experiência com SO de código aberto)
    Valeu!

    1. Este tipo de dúvida é mais adequado para tirar em Fóruns sobre o tema.
      Não esqueça de dar informações importantes sobre o modelo da placa gráfica em uso — ou vai ficar difícil alguém te ajudar.

  7. Bom, geralmente para quem precisa muito de um software do windows eu recomendo instalar o WINE, ao menos quando eu precisava de sofwares windows, em média 80% dos programas funcionavam sendo que 70% funcionavam perfeitamente! Já usei até mesmo photoshop e corel draw por meio do WINE e o mais assustador, o Microsoft Office funciona mais rápido do que no Windows. Toda via hoje uso os similares e opensource.

  8. Ja testei Ubuntu e estou querendo instalar Xubuntu, pois parece ter um layout bonito e um bom sistema.
    Eu tinha o windows 8, meu hd queimou, tive que colocar o W7 pirata. Nunca usei software, experiência triste.
    A minha pergunta é, consigo instalar pacote adobe cc 2014, premiere pro, photoshop e etc e microsoft office 2013 no xubunto?
    Uso para trabalho então é essencial. Outra coisa vale a pena eu utilizar o xubuntu mesmo sendo leigo?
    Obrigado desde já.

    1. Nos últimos anos, o Xubuntu se tornou minha distro favorita — não só pelo visual, mas também pela estabilidade e eficiência com que ele usa os recursos do sistema.
      Algumas pessoas costumam recomendar o Linux Mint para quem vem do ambiente Windows, contudo.
      Software exclusivos para Windows não irão funcionar no Ubuntu Linux. Se você precisa exclusivamente deles e já fez algum investimento mais alto na sua aquisição, deve pensar melhor se vale a pena fazer esta mudança — eles não irão junto com você.
      Se você estiver seriamente interessado no uso de softwares livres, de código aberto e 100% legalizados, usar o Linux é um caminho certo.
      Antes de fazer isto, contudo, você deve se preparar e estudar cuidadosamente suas opções — de que forma irá substituir o software atual e começar a aprender a usar os novos programas.
      Com sorte, encontrará programas similares (não iguais) aos que usa no Windows e que funcionam de formas diferentes — e esta curva de aprendizado tem que ser considerada.
      Se você se preparar bem, pode se beneficiar financeira e profissionalmente com a mudança — mesmo os softwares que são pagos, não têm preços exorbitantes ou absurdos para aquisição, no Linux. Portanto, é uma possibilidade real para ser um profissional que usa ferramentas de trabalho 100% legalizadas e com preços justos.
      O artigo 10 dicas para migrar do Windows para Linux, ajuda a entender o processo de transição — desfazendo alguns mitos comuns.

      1. Não resisti de ansiedade e já instalei o xubuntu 14.04
        Realmente ele é maravilhoso! Visual incrível, ficou hyper rápido no meu notebook, funcionalidades que dá pra se acostumar.
        softwere livre, 100% legal. programas que eu gosto… Eu já me interesso por eles a um bom tempo. Mas de novo não posso migrar totalmente.
        Enquanto eu não puder carregar o adobe creative cloud comigo não troco de jeito nenhum.
        O office 2013 até abro mão, mas do premiere e photoshop é impossível. É uma pena. por enquanto sou praticamente obrigado a ficar no windows 7.
        De qualquer forma deixarei instalado por um tempo pra continuar aprendendo…
        Obrigado pela resposta rápida e eficiente.

        1. Não por acaso, criar dependência tecnológica é uma estratégia poderosa — que substitui a livre concorrência, a necessidade de inovar, praticar preços mais justos etc.
          Você pode amenizar a situação, adotando um segundo PC, no qual pode instalar e começar a aprender a usar softwares livres e/ou de código aberto.

        2. Olá, Fernando.

          Sei bem como é esse sentimento de querer sair da prisão do windows e não poder. No meu caso, venho tentando desde a versão 7.04 do Ubuntu, e só consegui de vez agora, com a versão 14.04LTS. No meu caso, também estou usando o Xubuntu 14.04, e não me arrependo.

          Mas queria dar uma dica. Não conheço estes programas que você citou, já não uso o Premiere há uns 9 anos, pois mudei de área.

          Mas uma coisa eu garanto: O office funciona melhor no Xubuntu do que no windows! Eu instaleu usando o Wine e o PlayonLinux, e ficou realmente excelente. Uso o Office 2010, mas acho que vale a pena testar o 2013.

          Também instalei jogos que são do windows (Battlefield, FarCry e Call Of Duty) e todos funcionam muito bem. Faça uma boa pesquisa sobre o Wine (veja o site deles, o winehq.org, lá tem testes com todos os programas windows instalados em diversas distros linux), procure conhecer bem o funcionamento do Plaonlinux, com suas ferramentas de depuração, instalação de pacotes não listados, etc.

          Tenho certeza de que vai se surpreender.

          Só não acredite em quem disser que o windows, qualquer versão, fica bom no wine, porque ele roda sim, mas fica muito ruim!

          Abraço, boa sorte no Xubuntu!

        3. Olá, faz um tempinho os comentários.
          Se não quiser gastar,, nem precisa de um outro PC para instalar o Linux.
          Você ou quem achar interessante, pode instalar o VirtualBox (Simula um ambiente de uma máquina) podendo assim instalar um SO Linux ou até o Win, assim testando o linux.
          Ou outra opção é criar um dual boot na máquina real, deixar o windows instalado, e instalar o linux, criando uma nova partição no seu HD para receber o linux.
          é isso..

  9. Sou novo em linux, estou usando a versao Xubuntu , ja baixei varias mas essa e que esta rodando no Dual-core , sem placa de video, esta me deixando muito contente.
    E otimo ter um software completo , sem ser um windows pirata.
    Estou buscando informacoes para poder aprender mais sobre o linux, obrigado , seu site ja esta favoritado ! Continue nos ajudando ! Abracos !

  10. Excelentes dicas. Gostaria de complementar com uma suite de aplicativos que eu não fico sem, o LibreOffice. Abraços!

  11. gostei muito da dica, excelente post

    eu sou iniciante com sistemas linux, primeira experiencia, se alguem tiver uma boa dica para compilador gcc, tipo code blocks ou dev c, pra instalar pelo terminal… \
    agradeco a atencao..

  12. Caro colega estou a dias tentando acerta a resolução de tela, pode me ajudar é a primeira vez que uso o linux ( xubuntu 14.01)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *