Kobo Glo em análise (com vídeo) – Elias Praciano
Categories
Análises Android

Kobo Glo em análise (com vídeo)

Talvez este não seja um dos mais populares leitores de livros digitais no mercado, mas o aparelho traz boas surpresas, mesmo para quem está começando a se aventurar nesta seara — este é o meu caso.
kobo glo ereaderSe você é do tipo que derruba coisas, continue lendo livros tradicionais (de papel). Não é difícil quebrar um aparelho destes, mesmo que a queda seja pequena.
As análises de outras pessoas mais experientes com ereaders (veja o vídeo) mostram que o Kobo Glo acompanha, sem dificuldade, os produtos concorrentes que lideram o mercado.
Exemplo disto, é que o Kobo Glo já incorporou a iluminação auxiliar de leitura. O aparelho usa a tecnologia ComfortLight, que distribui uniformemente a luz ambiente pela tela — ele é verdadeiramente confortável para leitura, em qualquer lugar (fora de casa, em dia ensolarado, no carro, na sala de espera etc).
O Wi-Fi permite que você compartilhe nas redes sociais a sua leitura ou trechos selecionados do que você leu e gostou.

Especificações técnicas do Kobo Glo

Leitor de livros digitais - Kobo Glo

  • Dimensões (em milímetros): 114 x 157 x 10mm
  • Peso (em gramas): 185g
  • Processador: 1GHz
  • Display: 6″ E Ink XGA Pearl screenscale
  • Resolução: 1024x758px e 16 níveis de cinza
  • Tela: de toque, responsíva, com glare-free, o que evita reflexos. A tela é resistente, ainda, a marcas de toques dos dedos
  • Iluminação: Tecnologia ComfortLight embutida que garante uma distribuição uniforme da luz na tela
  • Botões: Liga/desliga o aparelho e liga/desliga a iluminação auxiliar
  • Conectividade: Wi Fi 802.11 b/g/n e conexão Micro USB
  • Armazenamento: 2 GB (1 Gb pro sistema e 1 Gb pro usuário). É possível armazenar até 1000 livros.
    O aparelho tem entrada para cartão de memória Micro SD, com até 32 Gb de capacidade
  • Duração da bateria: até um mês (com o Wi Fi desligado e sem uso da luz auxiliar)
  • Formatos de arquivo suportados:
    1. Livros: EPUB, PDF e MOBI
    2. Imagens: JPEG, GIF, PNG e TIFF
    3. Texto: TXT, HTML, (X)HTML, e RTF
    4. Livros/revistas em quadrinhos (HQs): CBZ e CBR

Meu veredicto

Kobo Glo - Leitor de livros digitaisO aparelho é frágil, enfim, como qualquer celular ou tablet seria. Em resumo: não pode levar quedas — e isto já era de se esperar, né.
Como, qualidades, eu cito a facilidade de carregar o aparelho a qualquer lugar. A leitura de livros, em formato epub é muito cômoda, em qualquer ambiente. O Kobo Glo, permite uma experiência de leitura imersiva e muito agradável.
Uma das coisas que ajudam muito são as grandes possibilidades de configurar o modo de leitura: iluminação, tamanho das letras, das margens e os tipos de caracteres. Eu perco a noção do tempo, quando estou com o Kobo Glo.
Houve coisas que me desagradaram, com certeza. Entre elas a lentidão do aparelho, para ligar e carregar o livro. Depois de carregado o livro não há nenhuma lentidão ou qualquer outro perrengue que possa diminuir o prazer da sua leitura.
Embora o aparelho leia arquivos PDF, CBZ e CBR, ele é péssimo para estes tipos de leitura. Apesar de vir com 1 Gb na memória e um bom processador, me parece que faltou “alguma regulagem”. A experiência de leitura de quadrinhos, em CBZ e CBR foi desagradável pra mim — uma vez que a tela é pequena, somos obrigados a ler com o zoom ligado. Neste ponto, o aparelho é lento pra atualizar as páginas, causando um efeito de “flickering” muito desagradável aos olhos.
Tirando isto, ele é muito bom.
O vídeo abaixo, pode ajudar a conhecer melhor o leitor digital e ainda traz algumas informações complementares, que só daria para mostrar em um vídeo. Compartilhe!

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.