Se você tem 2 Gb ou menos de espaço na memória RAM, o zRam pode ajudar a melhorar o desempenho do seu sistema.
O zRam é fácil de instalar — trata-se de um módulo do kernel que, uma vez ativado, cria blocos de dispositivos baseados na RAM, que funcionam como swap. Dados armazenados neste local são comprimidos na própria memória do sistema.
O uso deste módulo, que era chamado antigamente de compcache, acaba promovendo economia considerável de memória mas, por outro lado, aumenta a carga sobre o processador (compressão/descompressão).
Isto posto, você só irá se beneficiar do uso do zRam em aplicações que consumam muita memória e pouco processamento. Se suas aplicações usam intensivamente o processador e poucos recursos de memória, você pode experimentar uma queda na performance do seu sistema.
O uso do recurso em sistemas com unidades SSD adiciona o benefício de reduzir o desgaste e preservar a vida útil do dispositivo.
Portanto, o zRam é recomendado em sistemas embutidos e que façam uso de dispositivos SSD.
Como instalar zRam no Ubuntu
O zRam está integrado ao kernel Linux, desde a versão 3.2 — portanto, já está incluído nas versões do Ubuntu 12.04 ou acima.
O recurso está integrado ao kernel do Android, desde a versão 4.4.
No Debian e no Ubuntu é muito fácil instalar o zRam, via apt-get. Abra um terminal (Ctrl + Alt +T), e forneça o seguinte comando:
sudo apt-get install zram-config
Isto é o suficiente.
Desconheço qualquer recomendação dos desenvolvedores no sentido de ter que reiniciar o computador, após a ativação do zRam — portanto, o reboot é opcional.
Como verificar se o zRam está ativo
Se quiser verificar se o zRam está ativo, use o comando dmesg
em conjunto com o grep:
dmesg | grep -i zram
O resultado deve ser algo parecido com o que se vê abaixo:
[29548.561497] zram: module is from the staging directory, the quality is unknown, you have been warned. [29548.575867] zram: Created 2 device(s) ... [29548.771119] Adding 513056k swap on /dev/zram0. Priority:5 extents:1 across:513056k SSFS [29548.828616] Adding 513056k swap on /dev/zram1. Priority:5 extents:1 across:513056k SSFS
Outra forma de verificar é com o seguinte comando:
cat /proc/swaps
Se o zRam aparecer no resultado, deste jeito, é por que está ativo:
Filename Type Size Used Priority /dev/sda1 partition 2076668 2724 -1 /dev/zram0 partition 513056 240 5 /dev/zram1 partition 513056 244 5
Como desinstalar o zRam
Para desativar e desinstalar o zRam, proceda assim, no terminal:
sudo dpkg --purge zramswap-enabler sudo dpkg --purge zram-config
Pronto.
Conheça outras formas de melhorar o desempenho do Ubuntu.
6 replies on “Ative o zRam, no Linux para melhorar o desempenho do sistema”
excelente!!
No caso acima o vm.swappiness na verdade serve para alterar o uso de Swap.
Existe esse para melhorar o ipv4
Abra o arquivo
/etc/sysctl.conf
como rootQueria saber se tem como instalar o zRam no Fedora 23, se tiver como posso efetuar a instalação? Grato.
O Zram já está implementado no Fedora 23, por padrão.
Rode o seguinte comando, para ativá-lo:
excelente sua dica.
Conhece mais dicas de desempenho e otimização para o ubuntu e Fedora 21, instalei prelink e preload em ambos os sistemas e fiz a configuração do vm.swapiness=10 no arquivo sysctl.conf, só que não vi muita melhora, navegadores como google chrome demora um pouco para abrir. poderia passar algumas dicas de configuração do prelink.conf e preload.conf, já pesquisei bastante no google só que não achei muita informação quanto a configuração dos arquivos.
Obrigado
Tua sugestão foi anotada 😉