atualizar ubuntu

A importância de manter o sistema operacional atualizado

Embora as imagens sejam do Ubuntu, 99% das recomendações deste artigo valem para qualquer sistema operacional ou pedaço de software que você tenha instalado em seu sistema.
Quem instalou uma versão nova do Ubuntu, deve ter atenção especial às atualizações, nos primeiros meses.
Todo software novo, vem com bugs, que precisam ser corrigidos.
Mesmo sendo uma versão LTS (suporte estendido), quanto mais recente foi o lançamento, mais propenso a conter erros ele estará (a gente se sente “o” mestre Yoda, ao falar assim…) 😉
Algumas atualizações, não chegam a 100Kb — ou seja, não faz sentido algum deixar para amanhã, depois ou “daqui a pouco”. Nos primeiros meses, após o lançamento do sistema operacional, as atualizações são sempre tarefas prioritárias.

Atualizações do Ubuntu 14.04 LTS Trusty Tahr
Clique para ampliar.

O que fazer durante a atualização do Ubuntu?

Você não precisa interromper o que está fazendo para executar uma atualização. Se preferir, pode minimizar a janela indicadora de progresso da atualização e esquecer o assunto. O sistema avisará quando terminar a tarefa.
Opcionalmente, durante o processo de atualização, você pode acompanhar o que está ocorrendo, clicando em Detalhes, dentro da janela indicadora.

Precisa reiniciar o sistema, após a atualização?

Sistema atualizado no Ubuntu
Clique para ampliar.

Normalmente, não.
Eventualmente, contudo, pode haver a necessidade de reiniciar o seu sistema. Neste caso, o aviso de conclusão vai exibir, em letras vermelhas, a recomendação para que você reinicie o seu sistema.
Um outro sinal de que o Ubuntu precisa ser reiniciado, é quando o botão do menu do sistema — aquele que fica no canto superior esquerdo da tela — fica vermelho.

OUTROS ARTIGOS SOBRE UBUNTU:

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como “Rick and Morty” e “BoJack Horseman”.
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *