android liberar memória

Android: Libere memória no seu smartphone em 3 passos.

Este método funciona em aparelhos mais novos (de 2010/2009 para frente). Já testei em alguns aparelhos Samsung. Não sei se funcionará em outras marcas.
Até onde sei, o método é seguro e funciona sem necessidade de fazer rooting — mesmo assim, devo advertir que o sigam por conta própria. Você é a única pessoa responsável pelo que você faz com o aparelho que está em suas mãos.

O que é o SysDump no Android

Grosso modo, é um frontend gráfico para a ferramenta de console dumpsys — que retorna informações sobre o sistema.
Executado no console, o dumpsys permite ver informações detalhadas sobre o rádio wi-fi, a sua bateria, o uso do processador etc.

Através deste método, você consegue (ou não) liberar uma boa quantidade de memória no seu aparelho.
comentários de pessoas que conseguiram liberar mais de 1Gb de memória no seu smartphone, através deste método.
Siga estes 3 passos:

  1. Na tela de discagem entre o código *#9900#
    Após o que a seguinte tela aparecerá:
    Liberar memória no Android com sysdump
  2. Selecione a opção Delete dumpstate/logcat e clique em OK, quando o diálogo de confirmação aparecer
  3. Por fim, role a página até o final e clique em Exit
LEIA MAIS

Espero que isto tenha ajudado a limpar boa parte da memória do seu aparelho. Se este for o caso, compartilhe o texto e sinta-se à vontade para fazer algum comentário abaixo.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

44 comentários sobre “Android: Libere memória no seu smartphone em 3 passos.”

  1. elias peco ajuda ja sei oque fazer quando clico esse codigo no meu samsung galax s4 mini so tira duas opcoes que sao Debug utils, e MTKlogger.. m ajuda ja nao sei oq fazer

  2. Boa noite Elias
    Parabéns pelo seu site. Uso bastante para adquirir conhecimento em geral de Android e até de Linux. Estou bastante curioso sobre estas opções do SysDump. Já procurei na net e não achei material explicativo. Tu poderia me indicar? Obrigado.

  3. Por favor, Elias…
    Me ensina como aumentar a memoria do meu Samsung Core Plus GT 3502 T.
    A minha memoria é muito pouca.

  4. Olá Elias, gostaria de saber, de que se eu fizer este procedimento, Vai formatar o meu celular , como apagar fotos, músicas, aplicativos
    , documentos e etc….?

    1. Já realizei este procedimento algumas vezes e isto nunca aconteceu. É um procedimento seguro.
      Ainda assim, mantenha sempre cópias de segurança de todos os arquivos, fotos, vídeos, que são importantes para você 😉

  5. Fiz o procedimento e o espaço ocupado por aplicativos no aparelho foi de 1.71GB para 1.14GB. Liberei 570MB.
    Para quem não conseguia nenhuma solução, para mim está ótimo. Boa dica.
    Obrigado.

  6. Ola, mei celular simplesmente começou a dar memoria cheia, deletei td e formatei mas mesmo assim aparecia que eu tinha arquivos q na verdade ja tinha deletado, e pesquisando, descobri que podia ser esse tal de logcat. Eu gostaria de saber oq sao esses arquivos. São arquivos meus que eu ja havia deletado, é isso? Realmente não entendo nada disso, desculpe.

    1. O logcat é um sistema do Android, que provê um mecanismo de coletar e exibir resultados do sistema de depuração de erros.
      Ele recolhe dados de várias aplicações que estejam em funcionamento no sistema.
      Alguns sistemas recolhem uma quantidade maior de informações de depuração que outros, por isto os resultados deste procedimento podem ser muito diferentes de um usuário para outro.

  7. estou com um z1. eu coloco o *#9900# e nao acontece nada, fica na tela do teclado e nao abre o sysdump. Preciso fazer algo antes?

  8. Tche, MUITO OBRIGADO! Tentei de tudo, o S2 está roteado e estava quase desistindo, por que fiz tudo isso por que não conseguia atualizar alguns apps. Obrigado mesmo! Parabéns pela dica! Mereceu o meu comentário que raramente faço. Abraço!

    1. Esta é uma dica genérica — funciona para uns e para outros não.
      Há outras formas de melhorar a performance do seu aparelho Android, contudo:

      1. Android: por que o smartphone parece estar mais lento — este artigo ajuda a entender definitivamente por seu aparelho Android fica mais lento com o tempo.
      2. Como desinstalar ou desativar aplicativos no Android — este artigo vai ajudar a “neutralizar” os aplicativos que já vieram com o aparelho e você não consegue desinstalar. Ajuda a recuperar algum espaço e a melhorar o desempenho geral.
      3. Aplicativos Android para melhorar a performance do seu smartphone — se o seu aparelho for rooteado, este artigo pode ajudar a melhorar o desempenho.

      😉

  9. Amigo .. por este método não consigo executar essa operação – ‘EU CLICO NESSA OPÇÃO’ : “Delete dumpstate/logcat” – mas ele não aparece o “ok” – como foi informado !! Existe outro meio de liberar espaço fora reset o aparelho ??

  10. O bicho ficou mais liso hehehe nao sei qto ganhou mas ficou mto rápido. Desejo sucesso a vc que se dedica e tbm em nôs ajudar…….Parabens Elias .

  11. oi ei disquei *#9900# apareceu uma msg em ingles apertei Ok .. a depois apertei sair ok
    ai nao sei oque aconteceu nao vi nada de diferente no momento . eu gostaria de sabe como eu faço pra apagar tirar fora definitivamente os app da operado que vem instalado no celular e jogos sem graças. como eu faço pra excluir
    OBRIGADO EU AGRADEÇO DESDE JA SE ME AJUDA
    mau celular Samsung S lll Duos

  12. Salvaste mi cel!!! liberado más de 1 GB también! estaba cansada de el aviso de “memoria casi llena”!!! Soy feliz de nuevo 🙂 … Aun te quiero, S2.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *