Contatos telefone androide

Como organizar seus contatos com mais eficiência no Android.

Samsung Galaxy S5
Organizar os seus contatos é uma das principais maneiras de poupar tempo, principalmente para quem usa muito o smartphone para… telefonar!

Contatos Android - Adicionar nova conta Google
Clique para ampliar.
Vou te mostrar algumas opções de armazenamento de seus contatos e como evitar duplicidade, como deixá-los todos em um só lugar e a garantir a sua portabilidade. Como (quase) sempre, não existe o jeito certo. Veja qual destas dicas se encaixa melhor no seu estilo de vida e sinta-se totalmente à vontade para deixar um comentário sobre o assunto ou a sua própria dica de uso.

Armazenamento no telefone

É vantajoso e, até certo ponto, mais seguro armazenar suas informações no seu aparelho. Assim, você não compartilha suas informações de contato com o Google ou qualquer outra empresa online. O ruim é que se você perder o aparelho ou se ele for roubado, perdem-se junto as informações – a menos que você tenha feito algum backup.
Falando em backup… os softwares de armazenamento de contatos, que costumam vir instalados são ótimos e permitem compartilhar apenas o que você deseja e fazer os seus backups – no cartão de memória, online, via USB, Bluetooth etc.

Armazenamento de contatos no cartão SIM

Os cartões SIM atuais podem armazenar mais de 250 contatos. O seu método de armazenamento é muito simples: um contato e telefone por linha. Não é possível armazenar outras informações, tais como e-mail, endereço ou, mesmo, atribuir a um mesmo contato um segundo número de telefone.
Além das limitações extremas de armazenamento, o cartão SIM é tão vulnerável a perda e roubo quanto o aparelho em que estiver inserido.
O backup, aqui, também não é um problema. É comum as operadoras incluírem nos aparelhos comercializados softwares (de terceiros) para fazer backup (cópia de segurança, sincronização) deste conteúdo. Em alguns casos, pode-se optar por um processo automatizado de sincronização.

Passe a usar o Google

O Android tem tudo a ver com o Google. E o Google pode organizar os contatos para você.
Ao armazenar os seus novos contatos na sua conta Google, eles passarão a ficar disponíveis no Gmail e em outros serviços da empresa. Ao trocar de aparelho, temporariamente ou não, todos os seus contatos estarão disponíveis no novo, assim que você der login.
Por um lado, você ganha comodidade e eficiência na gestão dos seus contatos. Por outro, se torna mais e mais dependente de uma só empresa, de um só provedor de produtos – e isto pode ser um problema, principalmente no uso corporativo.

Outros serviços de armazenamento de contatos

Alguns celulares Samsung vêm com software para sincronizar os seus dados nos servidores desta empresa. É um serviço semelhante ao do Google. Infelizmente, não provê um e-mail com o domínio samsung.com aos usuários (seria pedir demais, não é?).
Se você optar por usar esta solução, saiba que a empresa não garante compatibilidade com outros produtos. Ainda assim, é possível exportar os dados daí e importá-los em outro aplicativo de outra empresa.

android importar e exportar lista de contatos
Clique para ampliar

Como exportar contatos do telefone para a agenda Google?

Este processo já foi complicado. Se a sua versão do Android for anterior à série 4.x.x, será necessário exportar os arquivos para o formato .csv ou vCard e, em seguida, importá-los (dependendo da versão) no aplicativo de contatos do Gmail.
Nas novas versões do Android, tudo o que você precisa fazer para enviar seus contatos pra sua agenda Google, é seguir estes passos:

  • tocar o ícone contatos, na tela principal do aparelho;
  • abra o menu da tela de contatos
  • escolha importar/exportar
  • em seguida, selecione local de onde você deseja importar os contatos
  • selecione salvar na conta Google
  • neste ponto, o sistema ainda irá pedir mais uma “coisinha” pra você: selecionar os contatos que você deseja enviar pra . Você pode selecionar alguns ou todos. Ao terminar, toque em Concluído, no canto superior da tela do seu smartphone.

Android Google Salvar contatos
Clique para ampliar
Uma vez iniciado, o processo não poderá ser interrompido. Portanto, fique atento ao que vai fazer.
Eu gostaria de dizer que o processo de organização de seus contatos termina aqui. Mas acontece que muitos dos contatos, agora na conta Google, serão repetidos. Ou seja, você terá algum trabalho para remover estas redundâncias, antes de poder dizer que o trabalho terminou.

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

4 comentários sobre “Como organizar seus contatos com mais eficiência no Android.”

  1. Amigo, isso para mim é uma BAGUNÇA, contatos de telefone é de email são áreas totalmente diferentes e o google fez a BURRICE de sincronizar tudo, não quero ver emails na agenda de telefone.
    – Como separar isso, pois toda vez que separo o google faz a “gentileza” de juntar tudo de novo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *