Como fazer backup de um banco de dados MySQL, usando o phpMyAdmin – Elias Praciano
Categories
Banco de dados Tutoriais

Como fazer backup de um banco de dados MySQL, usando o phpMyAdmin

O phpMyAdmin é um aplicativo web presente em quase todos os servidores web, com MySQL. Ele torna fácil realizar uma série de tarefas administrativas em seus bancos de dados ou dentro das tabelas especificamente.

Artigos relacionados:

Neste texto, vou mostrar como é rápido e fácil fazer um backup do seu banco de dados, usando este aplicativo. Me acompanhe…

Encontre o endereço do phpMyAdmin

Em uma instalação local normal, o aplicativo pode ser acessado do seu navegador, no endereço http://localhost/phpmyadmin.
No servidor remoto, do seu provedor, ele terá outro endereço. Se você não souber, consulte o administrador ou leia a documentação oferecida pelo provedor de hospedagem do seu site.
phpmyadmin login screen - tela de autenticação
Após a autenticação, selecione o banco de dados que você deseja copiar, na coluna à esquerda. Em seguida, clique na guia “Exportar“.
O painel de exportação é um painel, inicialmente simples — lógico que tudo depende da versão do aplicativo que você está usando. Basicamente, há dois métodos de exportação:

  • Quick — uma versão espartana com poucas opções
  • Custom — uma versão completa com inúmeras opções para “montar” o seu backup de acordo com o seu gosto

Vamos optar pela primeira, usando o formato SQL, uma vez que o objetivo é somente fazer um backup completo e rápido do banco escolhido.
phpmyadmin exportar banco de dados do servidor atual - backup
Ao clicar em Executar, o sistema irá pedir o nome do arquivo de backup. Crie um, escolha o local para onde ele deve ser baixado e confirme. Se o seu banco de dados for extenso, o processo pode ser um pouco demorado – Aguarde. A velocidade da conexão também influi na demora para fazer o download do backup.
phpmyadmin nome do arquivo de backup

Como restaurar o backup pelo phpMyAdmin

Você pode restaurar o seu backup no mesmo servidor em que o fez ou em outro — caso você queira ter o banco de dados replicado em outro servidor, basta abrir o phpMyAdmin lá e seguir o procedimento, que serve para qualquer caso.
Clique na guia Importar, ao lado de Exportar. Em seguida, clique em Escolher arquivo e selecione o arquivo de backup, que vocẽ deseja restaurar.
phpmyadmin importar arquivo sql  backup
Isto é tudo.
A recomendação final é a de que você proceda com cautela, para evitar perda de dados por falta de atenção — pelo fato de ser uma tarefa simples.
Torne o backup um hábito frequente e lembre os seus amigos — comece compartilhando este post!

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

3 replies on “Como fazer backup de um banco de dados MySQL, usando o phpMyAdmin”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.