Como instalar a rede social corporativa eXo Platform no Ubuntu – Elias Praciano
Categories
Análises Tutoriais Ubuntu

Como instalar a rede social corporativa eXo Platform no Ubuntu

A eXo platform é uma plataforma de colaboração social, de código aberto. Escrito em Java e Groovey. Oferece recursos de Intranet semelhantes aos do Facebook e mais outros, tais como, wikis, fóruns, calendários de eventos, conteúdos web, acompanhamento das atividades de outros usuários e gestão de documentos — tudo dentro de um só pacote.
Instalar exo platform
Neste artigo, vamos fazer uma breve introdução à instalação da eXo Platform 4.0 Community Edition, em uma máquina rodando o sistema operacional Ubuntu uma máquina virtual Java OpenJDK 7. A eXo Platform se encontra disponível para download no site da empresa, na versão comercial e na edição comunitária. Em seguida, vamos ver como baixar, executar o servidor da aplicação e como fazer as configurações administrativas iniciais da plataforma, a partir de um navegador.

Onde baixar a exo platform

Para começar a experimentar, abra um terminal (Ctrl + Alt + T, no Ubuntu) e faça o download dentro de um diretório adequado para você:

wget http://sourceforge.net/projects/exo/files/Platform4.0/eXo-Platform-community-4.0.0.zip

Como instalar a eXo Platform 4 Comunity Edition no Ubuntu ou Debian

Ter o Java instalado no seu sistema é um pré-requisito. Se você atende a esta especificação, vamos em frente com a instalação do sistema. O próximo passo, é desempacotar o produto:

unzip eXo-Platform-community-4.0.0.zip

Vamos entrar no diretório criado pelo descompactador:

cd platform-community-4.0.0/

Agora, inicie o servidor:

./start_eXo.sh

Este processo pode ser um pouco demorado. Quando chegar ao fim, você verá uma mensagem semelhante à seguinte:

 | INFO  | Server startup in 1011458 ms [org.apache.catalina.startup.Catalina<main>]

Agora, abra o seu navegador e forneça o endereço http://localhost:8080/portal/. No meu caso, este também demorou um pouco.
Na tela inicial, informe os seus dados para cadastro de uma conta de usuário e, logo abaixo, informe a senha do administrador do sistema (root) e confirme.
instalar, exo platform, linux

Configurações iniciais

Na outra tela, você poderá criar novos usuários e grupos. Isto é opcional. Você pode continuar a explorar o sistema e deixar isto para depois, no painel de controle (dashboard).
criar usuários e grupos na exo platform
Ao clicar no botão start, somos levados ao endereço http://localhost:8080/portal/intranet que, neste caso, corresponde ao Administration dashboard, o painel de controle de administrativo.
painel de controle administrativo dashboard - exo platform
A partir do dashboard atividades administrativas, como adicionar ou remover usuários e grupos podem ser realizados sempre que necessário.

Como sair do exo platform

Emergencialmente, você pode parar tudo com Ctrl + D, mas não é recomendável. O jeito certo é ir ao terminal – pode ser aquele de onde você começou tudo e dar o comando:

./stop_exo.sh

Eventualmente, pode ser necessário, usar Ctrl + Z para readquirir o controle do terminal a partir do qual você executou a eXo Platform. Só então, será possível dar o comando de finalização. Tenha paciência, pois ele pode demorar um pouco para concluir esta tarefa.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

13 replies on “Como instalar a rede social corporativa eXo Platform no Ubuntu”

Eu estou fazendo em localhost com o Wamp. E quando eu acesso o arquivo start_eXo.sh ele baixa o arquivo em vez de iniciar. Alguém tem alguma dica?

O que está acontecendo é que você está tentando rodar um script Linux/Unix no Windows.
Arquivos terminados com .sh, são arquivos de shell script — o equivalente a arquivos de lote (batch files), com extensão .BAT, no Windows/DOS.
Para tornar este arquivo executável no Windows, eu sugiro:
– abri-lo e remover (se houver) a primeira linha #!/bin/sh ou #!/bin/bash;
– trocar as barras “/” pelas “\”;
– Por fim, renomeie o arquivo start_eXo.sh para start_eXo.bat.
Eu não garanto que isto irá funcionar. Mas você pode tentar.
Uma outra linha de solução para este problema é instalar o cygwin, onde você poderá rodar comandos Linux.

Obrigado Elias, pensei que poderia ser isso mesmo, estou usando o wamp no PC. No caso de eu instalar direto no servidor em uma hospedagem linux, esse problema estaria resolvido?

Instalei a versão comunitária no servidor da empresa, para realizar alguns testes e tenho gostado bastante. Assim como o amigo Geahn a minha dúvida é se futuramente eles irão cobrar algo, ou até onde vai as limitações da minha versão.

M inha dúvida é qual banco de dados esta aplicação utiliza, digo isto por causa dos backups e se não usa um banco de dados como podemos fazer um backup seguro ?

Instalei a versão comunitária no servidor Windows da empresa, estou testando e é muito bom. Mas minha dúvida é se será cobrado posteriormente essa instalação algum valor e quais são as limitações desta versão comunitária da versão comercial?

Poisé, eu precisava instalar um sistema de chat e de email imap para que os usuários não precisem logar no email. Só que não encontro documentação nem material para isso em língua alguma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.