3 aplicativos Android para melhorar a performance do seu smartphone – Elias Praciano
Categories
Análises Android

3 aplicativos Android para melhorar a performance do seu smartphone

Aparelhos com acesso root, tem inúmeras possibilidades. Alterar a resposta da CPU à carga de trabalho é uma delas. É aqui que entram os aplicativos de controle da CPU.
Alguns apps, gratuitos ou não, disponíveis no Google Play permitem alterar a velocidade ou frequência do clock da CPU. Melhor do que isto: permitem balancear a performance geral do aparelho com a economia da bateria (muitas vezes, dois “inimigos irreconciliáveis”) — através da escolha de um governor e de um scheduler.
Aqui, vou apresentar a minha pequena lista de preferidos – o que não quer dizer que sejam os melhores. Sinta-se à vontade para indicar os seus preferidos na seção de comentários.

No-frills CPU Control

nofrillsTal como as outras, de que vamos falar aqui, esta ferramenta pode ser usada para ajustar rapidamente as frequências do clock da CPU, os governors e os schedulers no seu aparelho.
Com ele, é possível ajustar arbitrariamente a velocidade máxima e a mínima, ou deixar o aparelho sempre em velocidade máxima – para isto, basta ajustar a velocidade mínima e a máxima para o valor mais alto possível.
A versão que eu usei, gratuita, não tem a possibilidade de overclocking que, para quem mora em uma cidade quente, não é sempre uma boa ideia.
É compatível com vários aparelhos – HTC, Samsung, Motorola, LG, Huawei, ZTE etc.

AnTuTu CPU Master

Antutu cpu clockEsta ferramenta também altera as velocidades da CPU e do processador gráfico (GPU – Graphics Processing Unit).
A versão paga possibilita tanto o overclocking quanto o underclocking — e, antes que alguém me pergunte “por que diabos você iria querer fazer underclocking?”. Uma necessidade premente de conservar a bateria do aparelho, por um longo tempo, me parece ser um cenário apropriado para esta atitude. Óbvio que, neste caso, o aparelho só serviria para executar as suas funções mais básicas.
Também permite selecionar os governors e os schedulers no seu aparelho.

SetCPU

setcpu cpu control governorCom a promessa de adicionar a possibilidade de controlar vários núcleos nas novas versões este app é bastante completo e democrático, por funcionar em uma boa variedade de aparelhos e ROMs – eu usei a versão 3.1.2.
Como os outros, pode aumentar a performance do seu aparelho (seja um smartphone ou um tablet) ou conservar a bateria.
Para conseguir uma relação eficiente entre o desempenho e o consumo de energia, ele conta com mais de 20 governors à escolha do usuário – e ainda permite que você faça um ajuste fino no seu governor.
O aplicativo dispõe também de um painel para controle da voltagem – disponível apenas para alguns kernels, que tenham incluído suporte à undervolting. Este procedimento é usado para reduzir o consumo da bateria.

finalmente…

Especialistas enfatizam que a melhor forma de obter performance do aparelho, sem drenar desnecessariamente a bateria é a seleção de um governor adequado ao seu estilo de vida. Este é um recurso presente em todos estes aplicativos.
Divirta-se!

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

8 replies on “3 aplicativos Android para melhorar a performance do seu smartphone”

Nao usar aplicativo para limpar e nem antivirus ? Meu tablet nao ficara desprotegido ?.

Eu uso dispositivos Android há quase 10 anos. Nunca usei anti-vírus, nem aplicativos “de limpeza”.
Nunca me senti desprotegido pela falta deste tipo de software.

Eu tenho um samsung note 2 e depois de alguns meses ele ficou lento, eu resolvi o problema instalando alguns apps pra melhorar a performance dele. to usando psafe e ccleaner, parece que veio de fabrica ( nem tanto rsrs ) mas ajuda bastante mesmo.

Sugiro a leitura deste artigo, para entender por que o smartphone fica lento.
Além disto, Android não é Windows — portanto, você não deveria trazer para este ambiente os vícios que tinha lá.
Não use aplicativos para “limpar” a memória do smartphone, nem antivírus. Este tipo de software é causa de mais problemas do que soluções.

Eu tenho um samsung Gt-S 7562l o wifi dele parou eu ligo e acende bem clarinho mas não pega o que eu faço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.