10 dicas para criar senhas à prova de hackers.

Vou enumerar as dicas que hackers e especialistas em segurança digital seguem para lidar com as próprias senhas. Você pode usar algumas delas e adaptar outras à sua realidade.

LEIA MAIS:

Conheça a regra “8 por 4” para criar senhas seguras e fáceis de memorizar.

Crie uma senha nova e única a cada cadastro novo

Site novo, cadastro novo… senha nova! E não vale criar sequencias do tipo minhasenha1, minhasenha2 etc. A senha tem que ser inteiramente diferente das anteriores.
vpn-secure-network1-150x150

Mude todas as suas senhas, em todas as suas contas, a cada 6 meses

É semelhante à regra para substituir sua escova de dentes.
Marque em um calendário as datas para trocar suas senhas. Ataques de força bruta podem levar algum tempo para se concretizar e permitir a invasão. Se no meio disto, o cracker se deparar com uma troca de senha programada por você, seu ataque será frustrado, ainda em andamento — o “coitado” vai ter que começar tudo zero.

Não anote suas senhas

De que adianta evitar uma senha fraca e cometer o erro de deixá-la anotada em uma folha de papel?
Há estudos mostrando o quanto é comum as pessoas deixarem suas senhas anotadas em algum lugar perto de seus computadores. Saiba que os invasores já leram todos estes estudos.
Gerenciadores de senhas são a solução ideal para quem precisa lembrar suas senhas.

Não compartilhe

Senhas não são compartilháveis — Lembra da escova de dentes? Pois é.
Há outras formas de se compartilhar conteúdos que sejam do interesse de outras pessoas, sem a necessidade de entregar-lhes as suas senhas.
O problema aqui, geralmente, não é confiar ou não na sua esposa ou no seu marido. O problema está no fato de que você vai ter que dizer a senha em voz alta ou escrevê-la em um papelzinho para passar pra outra pessoa. Acredite nos especialistas: isto não dá certo.

Sites diferentes, senhas diferentes

As pessoas me odeiam quando eu digo isto…
Recentemente, um importante fórum na Internet teve sua segurança quebrada. Os invasores tiveram acesso a todas as senhas de seus usuários. Este incidente deixou vulneráveis todos os que utilizavam aquela mesma senha em outros sites, webmail, redes sociais, blogs etc.
Evite também usar a mesma senha para as contas de webmail, outra senha única para todas as redes sociais etc.

Alguém por perto? Cuidado ao digitar a sua senha

Tenha o cuidado de não digitar a sua senha quando alguém está olhando por cima do seu ombro. Se você usa apenas um dedo para digitar ou é lento, é muito fácil descobrir sua senha desta forma.

Não envie senhas por email

Sites de bancos ou que forneçam serviços online nunca vão te pedir seu nome de usuário ou senha. Um invasor pode se fazer passar por suporte técnico e te pedir informações deste tipo. Não caia nessa.

Troque senhas comprometidas

Se a segurança de algum site, no qual você tinha cadastro, foi comprometida, troque sua senha imediatamente. Se desconfiou que alguém pode ter descoberto sua senha, troque-a.

A opção de lembrar senha no navegador

Embora seja uma grande comodidade, esta solução apresenta graves riscos.
Estes riscos podem ser minimizados com algumas atitudes:

  • Se o seu navegador tiver a opção de perfil, use-a
  • Se o seu sistema operacional tiver a opção de perfil, use-a. Mesmo em computadores compartilhados por vários membros da família, o ideal é que cada um faça seus acessos dentro de seu próprio perfil
  • Se o computador usado não te pertence, lembrar a senha no navegador é uma péssima ideia

Evite digitar senhas em computadores que não te pertencem

Invasores podem instalar key loggers para capturar as senhas digitadas na máquina. Portanto, evite este tipo de situação.
Algumas pessoas instalam seu próprio sistema em um pendrive para fazer uso dele em cyber cafes e outros computadores públicos.

Saiba mais…

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Um comentário sobre “10 dicas para criar senhas à prova de hackers.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *