zen cart comércio eletrônico

Zen Cart: Como renomear o diretório admin/ com segurança.

Introdução

Este artigo complementa o artigo sobre como instalar o Zen Cart. Ao final, alguns procedimentos são recomendados para aumentar a segurança do seu site de compras na Internet (ecommerce).
Nas versões mais novas do Zen Cart, este procedimento é mandatório. Você não pode usar o painel de controle administrativo antes de alterar o nome do seu diretório.
Sem título12
Novamente, este procedimento não impede o acesso não autorizado ao seu sistema. Ele apenas o dificulta – uma vez que esconde o testouro dos “malfeitores”.
Nota: Os procedimentos, aqui descritos se referem à versão 1.5.x do Zen Cart. Se você estiver usando uma versão diferente, esteja atento para adequar as instruções à sua realidade.

Como funciona

Ainda que a área administrativa do seu site seja protegida com senha, o manual do Zen Cart recomenda, por segurança adicional, mudar o nome do diretório de acesso a este painel – tornando menos óbvia a sua localização.

Backup

Antes de iniciar este processo, é importante fazer uma cópia de segurança de todos os arquivos do seu sistema de comércio eletrônico e do banco de dados.
Se fazer backup ainda não é um hábito seu, convém adquiri-lo. 😉

O que será feito

O processo será dividido em 2 etapas:

  • mudança do nome do diretório/pasta admin/;
  • teste de login – para certificar de que tudo correu bem.

Mão na massa

Renomeie o diretório admin/

Com o uso do seu programa de FTP ou via SSH, encontre a pasta admin/. Renomeie-a.
Tome o cuidado de não divulgar este novo nome da pasta – ou todo este processo perde seu sentido. É interessante não ‘citar’ esta nova pasta no arquivo robots.txt, caso você o edite futuramente.

Login para testar…

Acesse o diretório renomeado, via web e faça a autenticação.
Por exemplo, em vez de usar a URL http://www.exemplo.com.br/admin, use http://www.exemplo.com.br/novapasta.
Sem título13
Deu tudo certo? Parabéns! Caso contrário, coloque sua dúvida embaixo, nos comments… 😉

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), desenvolvedor web e geek, nos mais diversos assuntos. Entusiasta de software livre e hacker de LEGO, acredito em repassar meu conhecimento e ajudar as pessoas sempre que for possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *