O Zen-Cart é uma das ferramentas de comércio eletrônico (ecommerce), de código aberto, mais populares atualmente.
Neste artigo, vamos abordar a sua instalação/configuração em duas partes. Numa delas, vamos baixar e instalar a infraestrutura de instalação do Zen Cart. Na segunda, vamos proceder com a instalação e configuração básica do ambiente de trabalho do software.
Mesmo que você já tenha feito o download do pacote de instalação do Zen-Cart, convém verificar se você já tem tudo para prosseguir com a aventura:
- Nome/endereço do servidor FTP para o qual irá fazer upload dos pacotes de instalação;
- Acesso ao banco de dados — a certa altura, serão pedidas informações sobre o banco de dados onde o Zen Cart será instalado. Anote o DB_NAME (nome do banco de dados), DB_USER (usuário do banco de dados), DB_PASS (senha de usuário) e DB_HOST (nome do servidor de banco de dados)
LEIA MAIS
A instalação
Se ainda não fez, você pode baixar o Zen Cart aqui.
Feito o download, copie ou faça o upload do pacote do Zen Cart pro diretório, dentro do servidor, em que será feita a instalação.
Aqui, neste artigo, vou usar o diretório /loja.
Criar os arquivos de configuração configure.php
Será necessário criar alguns arquivos de configuração no servidor. Se você já descompactou o pacote .zip (o que você baixou), localize o arquivo /loja/includes/dist/configure.php e mude suas permissões para 777 – o que permite que todos o possam ler, alterar e executar.
Localize, agora, o arquivo /loja/admin/includes/dist-configure.php. Renomeie-o para configure.php e mude suas permissões para 777.
Ajustando as permissões das pastas
Ao fazer upload, o servidor vai ajustar automaticamente algumas permissões de arquivos e pastas/diretórios. De modo geral, pastas terão suas permissões ajustadas para 755 e arquivos para 644. Estes valores são comuns à maioria dos servidores, mas podem ser diferentes no seu.
O Zen Cart vai precisar de permissão de escrita especial para poder usar adequadamente alguns arquivos e pastas.
As seguintes pastas precisam ter suas permissões alteradas para 777. Se vocẽ estiver usando um cliente FTP e este tiver o recurso de ajustar permissões recursivamente, use-o:
- cache/
- images/
- includes/languages/english/html_includes/
- media/
- pub/
- admin/backup/
- admin/images/graphs/
O comando ficaria assim:
chmod -v 777 cache/ images/ includes/languages/english/html_includes/ media/ pub/ admin/backups/ admin/images/graphs/
Pre-requisitos para rodar o instalador
O instalador é relativamente inteligente e pode ser capaz de responder por conta própria as questões que seguem. Ainda assim, é recomendável que você verifique se ele está tomando o caminho adequado item a item.
Algumas informações básicas que você precisa ter disponíveis antes de prosseguir com a instalação:
- O caminho correto (physical path do diretório em que o Zen Cart será instalado
Exemplo: /home/meu_usuario/public_html/loja - O caminho Virtual HTTP ou o domínio completo onde a loja estará hospedada (URL domain)
Exemplo: http://www.meudominio.com.br/loja - O servidor HTTPS Virtual (a URL segura para seu domínio)
Exemplo: https://meudominio.nomedoservidorseguro.com.br/ - O caminho virtual seguro HTTPS (a URL segura pro seu domínio e o diretório em que sua loja esta instalada)
Exemplo: https://www.meudominio.com.br/loja
Leia na fase II como rodar o instalador automático do Zen Cart.
2 replies on “Como instalar o Zen Cart.”
Ola, este tipo de instalação vai instalar a template como ela aparece na versão de demonstração? vai baixar com todas as imagens e funcionalidades? pois é isso que estou buscando,não vou trocar de template mas sim instalar do zero. obrigada
O Zen Cart se encontra na versão 1.5.4, (data atual).
A minha resposta é sim — mas ela é válida pro Zen Cart v1.5.0 (a versão que eu estava usando quando fiz este tutorial). 😉