Magento: Instalar uma ferramenta de comércio eletrônico, passo a passo

Magento_logo

Introdução

O Magento é uma entre várias ferramentas de comércio eletrônico ou e-commerce disponíveis por aí. Há, basicamente, uma versão paga e uma comunitária. Aqui, vamos tratar da instalação da segunda opção, a Community Edition.

O ambiente e as ferramentas

Este artigo foi escrito na plataforma Ubuntu 12.10, mas as informações se aplicam a qualquer ambiente, uma vez que 99% das operações ocorrerão na web.

O banco de dados

Peça-chave de qualquer software de comércio eletrônico, um banco de dados tem que estar criado e disponível no servidor. Consulte o administrador do seu servidor sobre um banco de dados disponível para o Magento, com uma senha.

Instale o “baixador” no seu servidor

O site do Magento tem um aplicativo em .PHP que faz o download do magento e dá início ao processo de instalação: o magento-downloader-1.7.0.0.zip
Clique no link abaixo e escolha o pacote Downloader para baixar.

mg20-Captura de tela de 2013-03-06 23:46:42
Feito o download, extraia o conteúdo do pacote e faça o upload pro seu servidor.
O upload e a extração do pacote magento-downloader-1.7.0.0.zip podem ser feitos através do Painel de Controle do seu servidor.

Execute o downloader.php

Uma vez feito o upload pro seu servidor, é hora de rodar o downloader.php de dentro do seu site:
http://www.meusite.com.br/downloader.php
mg01-Captura de tela de 2013-03-06 11:22:19
Clique em “Continue” para ir para a etapa de validação, que irá verificar se o seu servidor atende aos pré-requisitos do Magento. Se tudo estiver bem, a sua tela terá informações semelhantes às da próxima imagem:
mg02-Captura de tela de 2013-03-06 11:24:33
Caso você tenha erros, informe-os ao seu administrador para que sejam corrigidos, antes de você continuar.
Logo abaixo, há um formulário. Preencha-o com as informações fornecidas pelo seu administrador (nome do servidor de banco de dados, nome do usuário e senha).
O botão Check for InnoDB Support verifica se as informações fornecidas estão corretas. Se estiverem, você pode prosseguir.
mg02-Captura de tela de 2013-03-06 11:25:40
Na tela Magento Connect Manager Deployment você precisa fornecer algumas informações sobre como o download da implementação do Magento deve ocorrer.
As recomendações da equipe de desenvolvimento do Magento são as seguintes:

  • Escolha a conexão via HTTP no primeiro campo. A opção FTP (mais lenta) é recomendada apenas no caso da configuração da sua rede não permitir outro tipo de acesso à Internet.
  • A versão do Magento a ser utilizada vai depender do uso que você pretenda fazer. Em ambientes de produção a versão stable é mandatória.
  • Em seguida, opte pela implementação via FTP Connection, que irá evitar que você tenha que ajustar permissões de arquivos (que vão te obrigar a incomodar novamente o administrador).

mg03-Captura de tela de 2013-03-06 11:28:14
E, se tudo tiver corrido bem, teremos chegado ao assistente de instalação do Magento.

O Assistente de Instalação

Até agora, verificamos se o nosso servidor está “em condições” de receber o Magento. O Magento’s Installation Wizard (ou Assistente de Instalação do Magento) vai nos guiar nas tarefas de baixar uma versão do software, instalá-lo e fazer alguns ajustes bem básicos.
Vejamos quais são as opções recomendadas, aqui. Note que um quadro preto, abaixo do formulário, semelhante a um terminal, vai mostrar o andamento do processo:
mg07-Captura de tela de 2013-03-06 15:31:38

  • Em Magento Connect Channel Protocolo as opções são FTP ou HTTP. Escolha a mesma que você usou anteriormente, em Magento Connect Manager Deployment.
  • Em Magento Version Stability, novamente opte pela mesma anterior. Se você escolheu a versão stable, é recomendado continuar assim.
  • No campo Custom Permissions escolha como serão aplicadas as permissões de execução, leitura e escrita às pastas e aos arquivos que serão baixados no servidor.
    • Yes – O administrador Magento CE será capaz de executar, alterar e ler os arquivos dentro das pastas que forem baixadas. Neste caso, especifique as permissões usando os valores no sistema númerico octal de acordo com o desejado.
    • No (recomendado) – Neste caso, são usadas as permissões padrão (default):
      1. Para pastas – 0777 (read, write, and execute)
      2. Para arquivos – 0666 (read and write)
  • Em Deployment type escolha o que já havia selecionado anteriormente. Há possibilidade de ocorrer erros mais pra frente, se não o fizer.

Feito isto, inicie o download e aguarde o final do processo:
mg07b-Captura de tela de 2013-03-06 15:32:50
Se houver alguma interrupção durante o download, é recomendável reiniciar a instalação, do começo.

Termos da licença

Feito o download, é necessário que você concorde com os termos da licença de uso antes de continuar.
mg08-Captura de tela de 2013-03-06 15:34:08

Localização

Na localização, você vai ajustar a sua futura instalação do Magento ao seu local, ao seu idioma e à sua moeda. Caso necessário, estes ajustes podem ser feitos posteriormente.
mg09-Captura de tela de 2013-03-06 15:45:12

Configuração

Na página de configuração, preencha os campos de acordo com as espedificações do seu servidor ou de acordo com as informações que o administrador lhe forneceu.
mg-10-alternate
As duas primeiras opções tornam as transações de compra e a administração mais seguras. Normalmente, as outras opções pode ser deixadas do jeito que estão.
mg10b-Captura de tela de 2013-03-06 15:55:11
No que tange a opção Use Secure URLs (SSL), a equipe do Magento recomenda ajustar as seguintes opções de acordo com o certificado SSL do seu servidor, caso ele esteja instalado:

  • Selecione a caixa Use Secure URLs (SSL); ajustes adicionais se tornam disponíveis ao clicar aqui.
  • Especifique a base completa da URL para a conexão SSL, no campo Secure Base URL e selecione a opção Run the admin interface with SSL.
  • Neste caso, é recomendado selecionar também a opção Use Web Server (Apache) Rewriters.
    E siga adiante

    Criar o administrador

    Preencha este formulário com os seus dados.
    Se você não quiser fornecer uma chave de encriptação (encryption key), o sistema criará uma para você. Será necessário guardar esta informação para o caso de querer mover a sua loja de um servidor para outro, mantendo os seus dados – no caso de você estar usando a Community Edition.
    mg12-Captura de tela de 2013-03-06 16:09:03
    Parabéns!!! Você concluiu a instalação.

    O que fazer agora?

    A tela de conclusão tem 2 botões: Go to Frontend e Go to Backend.
    A primeira opção leva à sua nova loja na Internet e a segunda leva à administração da loja. Divirta-se!

Publicado por

Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia. Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman". Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Um comentário sobre “Magento: Instalar uma ferramenta de comércio eletrônico, passo a passo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *