RunKeeper: Configuração básica no celular – Elias Praciano
Categories
Android Tutoriais

RunKeeper: Configuração básica no celular

Vamos abordar, neste post, as configurações disponíveis no aplicativo RunKeeper para smartphones. É bom fazer alguns ajustes, antes de começar a usá-lo – tais como a unidade de medida, a frequência do feedback sonoro etc.
RunKeeper botão de configuraçãoClique no ícone de configuração, no canto superior direito, na tela principal, para chegar ao menu.
O menu de configuração é composto por mais de 20 itens. Nem todos estão relacionados à configuração do aplicativo. Vamos ver os principais.

Mais sobre o RunKeeper

Unidades de medida

RunKeeper Unidades de Medida km ou MilhasPor ser desenvolvido em Boston (EUA), a unidade de medida da distância percorrida padrão do aplicativo é a milha. Vamos mudar para um sistema decente.
Isto pode ser alterado no menu “Unidades de distância” (distance units, na versão em inglês). Escolha Km, dentro deste menu.

Sinais de Áudio

Aqui podemos configurar o relatório periódico (feedback) de áudio que o aplicativo fornece durante as atividades.
No menu “Cronometragem de áudio”, você pode escolher se deseja disparar o sinal de áudio após o decurso de um intervalo de tempo (Por Tempo) e/ou de uma distância percorrida (Por Distância).
Por exemplo, a cada 15 minutos de atividade, o aplicativo dispara o sinal de áudio que informa (com voz humana) a distância percorrida, o ritmo do treino etc.

Ajuste do sinal de áudio por tempo

  • Selecione “Sinais de áudio”, no menu de configurações;
  • Selecione “Por Tempo”;
  • Escolha o intervalo que julgar adequado;
  • Escolha “Nenhum” se desejar desativar este sinal.

Ajuste do sinal de áudio por distância percorrida

  • Dentro de “Sinais de áudio”, selecione “Por Distância”;
  • Escolha um intervalo adequado à sua necessidade;
  • Escolha “Nenhum” para desativar este sinal

Seleção das informações

Logo abaixo das trigger options, ou seja, as condições em que o relatório audível será “disparado”, há uma lista de opções de informações que você pode escolher. Entre as principais, estão:RunKeeper Configurar sinais de áudio

  • Tempo;
  • Distância percorrida;
  • Ritmo médio do treino;
  • Ritmo/velocidade da série atual – para quem utiliza uma rotina predefinida de exercícios, com várias séries, esta opção dá o feedback de cada uma destas séries;
  • etc.

Há opções de medição do batimento cardíaco (Heart Rate), mas será necessário ter um acessório medidor para recolher estes dados. O próprio site do RunKeeper vende alguns modelos de acessórios compatíveis.

Tela Primária

RunKeeper tela principal
Aqui se escolhe o que deverá ser mostrado no painel principal – se o ritmo ou a velocidade no treino.
O ritmo (pace) é o tempo (em minutos) que você leva para completar um determinado percurso (em quilômetros).

Outros itens

A maioria dos itens do menu de configuração, se não são autoexplicativos, são facilmente dedutíveis ou, através da tentativa e erro, rapidamente um usuário consegue descobrir sua aplicabilidade. Acho interessante, portanto, abordar apenas mais dois itens.

Pausa automática

Liga/desliga a pausa automática. Quando o programa “percebe” que você está parado, ele pausa o monitoramento. Pode ser muito útil em caso de ter que atender a um telefonema ou, distraidamente, parar para conversar com alguém. A pausa automática não permite ao aplicativo “contabilizar” o tempo que você saiu da atividade.

Configurações de compartilhamento

Esta seção trata de um dos recursos mais queridos nos aplicativos de monitoramento de atividades. Selecione quem pode ver suas atividades, seus mapas e conecte o aplicativo ao Twitter e ao Facebook.
Dica: O site do RunKeeper permite conectar o aplicativo ao Foursquare e você pode ganhar medalhas (badges) relativas às atividades.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

26 replies on “RunKeeper: Configuração básica no celular”

Ao compartilhar minhas atividades no Facebook, o Runkeeper mostrava barrinhas verdes, com as últimas 20 atividades. Essas barrinhas desapareceram o o Runkeeper só está mostrando a atividade do dia, com aquele desenho azul com um boneco dentro. Tem como voltar a mostrar as barrinhas?

Boa noite, meu nome é Evandro. Utilizo o aplicativo a quase 3 anos, e sou muito satisfeito com ele.
Só uma dúvida: Como faço para passar para português, a página do site que está em inglês. As vezes olho alguma coisa aqui no trabalho, mas não consigo passar para português.
Obrigado !

como faço para alterar item calorias pois nao esta marcando, tipo corro 16 km e aparece 120 calorias

Como proceder quando a kilometragem de minha caminhada travar.
Não estou encontrando o histórico de minhas caminhadas. Sòmente consegui ver a última. O que fazer? Obrigada pela atenção! Gosto muito deste app !

Bom dia. Obrigado pelas informações. É possível conectar uma conta cardíaca do garmin por exemplo? Ela teria que ser Bluetooth?

Verifique no manual ou no site de vendas do seu monitor Garmin, se ele é compatível com o RunKeeper.
Se ele tiver suporte ao BTLE (Bluetooth de baixo consumo de energia), você provavelmente não terá problemas para conectar — novamente, certifique-se disso antes de comprar.
Se você já adquiriu o seu dispositivo e, caso ele não tenha suporte a BTLE, ainda assim é possível compartilhar os arquivos GPX/TCX, do dispositivo de monitoramento da Garmin com o site do RunKeeper.

Alguem sabe se a cinta polar h7 bluetooth funciona no aplicativo runkeeper no android???

Drena, estou co o mesmo problema. Não consigo fazer esse emparelhamento nos telefones da Samsung. Usei um Galaxy S5, não funcionou. Agora estou com um Galaxy J7 Metal, tambem não quer emparelhar. Pede para eu emparelhar com o monitor de frequencia cardiaca ou conectar fones de frequencia cardíaco. Ja no meu LG, simples, pega de boa. Agora, o aplicativo da própria polar, pega em todos os telefones. Não sei como emparelhar meu polar no samsung. Não tem onde ir para fazer isso. Alguem saberia?

gostaria de saber também porque o runkeeper começa a travar qdo vai acumulando atividades!! no meu trava muuuito, já troquei de celular mais continua acontecendo o mesmo?

No runkeeper tem planos para corrida já montados! gostaria de saber se é possível usar o mesmo método usando modo bicicleta!!!

Eu corro, por exemplo, 7 km, e o aplicativo marca 12, 13 km. Por que isso acontece?

Bom dia, o item calorias não está marcando corretamente no aplicativo runkeeper, tanto para caminhadas quanto para corridas.O que devo fazer?

Adriana,

Não sou dos que confiam nos aplicativos para determinar quantas calorias queimei.
O uso de um monitor cardíaco é fundamental para obter valores mais próximos da realidade, também.
No entanto, recomendo que você verifique novamente os dados que você forneceu ao aplicativo sobre o seu peso e sua altura.
As calorias são calculadas com base nestes valores.

Meu Runkeeper parou de informar se estou acima ou abaixo do meu target. O que fazer para corrigir isto?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.