Uma rápida introdução ao Android – Elias Praciano
Categories
Android Tutoriais

Uma rápida introdução ao Android

Introdução

O sistema operacional Android tem mostrado um desenvolvimento acelerado, desde que chegou à versão 2.x, para smartphones (tendo adotado codinomes como Eclair, Froyo ou Gingerbread) ou a versão 3.0 (Honeycomb) para tablets.
A partir da versão 4 (Ice Cream Sandwich ou ICS) o sistema se unificou e é usado tanto nos tablets como nos smartphones.

A interface comum dos aparelhos

Os usuários das versões 2.x estão familiarizados com um dispositivo com 3 botões básicos: Voltar, Home (Início) e Menu. Alguns dispositivos apresentam um quarto botão (Search ou Busca), cuja função varia em função do contexto.
samsung-s3-bottombuttons
É comum os fabricantes suprimirem todos os botões físicos na parte frontal dos novos tablets, que estão usando a quarta versão do Android – permanecendo apenas os laterais Power (liga/desliga) e volume.

Saiba um pouco mais sobre os botões básicos no seu dispositivo Android

Um busca no site da Samsung ou de qualquer outro fabricante (exceto a Nokia, que resiste ao Android mas tem ótimos produtos com o Symbian) vai mostrar aparelhos com vários padrões de botões, com a predominância de 3 ou 4 botões básicos na parte inferior. Vamos conhecê-los melhor.
samsung-sii-4buttonsbottom

Home ou Início

home
Comumente representado pelo ícone de uma casa, é provavelmente o mais usado de todos. Sempre te leva de volta à tela inicial – útil, quando você quer sair de um aplicativo para iniciar uma nova atividade no seu aparelho.
Além disso, ao manter o botão de início pressionado por alguns segundos, o dispositivo dispara o gerenciador de tarefas – a partir do qual é possível alternar entre aplicativos ou encerrá-los, caso tenham parado de responder.
Uma observação importante a ser feita é que ele não costuma servir para finalizar aplicativos. Ao pressioná-lo, você sai do aplicativo para a tela principal, mas não termina a execução do aplicativo, que continua rodando em background. Para finalizá-lo, é necessário usar o botão Voltar.

Menu

menuLembre-se que os botões têm funções que variam de acordo com o contexto. Na tela inicial, em uma configuração básica, o botão Menu, aciona o menu de configurações do aparelho – onde é possível ajustar o Bluetooth, o Wi-fi, etc…
De dentro de um aplicativo, ele dá acesso às configurações específicas ou outras opções do aplicativo. Por exemplo, de dentro do aplicativo do Facebook ele exibe as opções de configuração do aplicativo.
Assim, sempre experimente este botão de dentro de algum aplicativo quando você não estiver conseguindo localizar as funções que você deseja encontrar.
Aqui, é interessante observar que em alguns dispositivos, ao mantê-lo pressionado, o sistema de busca por voz é ativado.

Search (ou Busca)

search
Quando presente, este botão permite fazer buscas (também dentro do contexto do aplicativo que estiver em execução). Se acionado da tela inicial, ele faz uma busca na Internet. De dentro dos Contatos, busca por contatos; no Google Play, por aplicativos.
Se mantido pressionado, ele ativa a busca por voz (voice search) – em que você dita a palavra ou frase que deseja buscar.
Quando a busca ocorre na Internet, o search engine padrão costuma ser o Google.com. Mas alguns aparelhos podem vir com configurações diferentes.

Back ou Voltar

back
Permite voltar atrás tela após tela em vários aplicativos. No caso de um navegador, volta às páginas que estavam sendo vistas anteriormente. Em outros aplicativos, ele o leva de volta às telas anteriores.
Ele pode ser pressionado múltiplas vezes até que você saia do aplicativo.

Conclusão

Como dito, anteriormente, as funções variam de acordo com o contexto e com os aplicativos em execução. Dispositivos Android podem vir com variadas configurações e alguns usuários aplicam temas diferentes que alteram não somente o visual da interface, como as funções dos botões. Esteja atento a isto e… se divirta.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.