Emuladores: SNES e Mario World no Android – Elias Praciano
Categories
Android Tutoriais

Emuladores: SNES e Mario World no Android

A plataforma ANDROID tem um número crescente de jogos. A cada dia, dezenas de títulos são lançados.
A aposta é de que esta se torne a plataforma mais abundante em GAMES de todos os tempos (se este já não for o caso).
Um EMULADOR é um aplicativo que simula ser outro aparelho. Aqui vamos tratar de um aplicativo emulador que simula ser um SNES (sigla para Super Nintendo Entertainment System, como você pode ver, gravado no controle, na foto abaixo) console que foi vendido no Brasil entre 1993 e 2003.
Mundialmente, o SNES chegou à marca de 50 milhões de unidades vendidas.
O seu hardware é composto de uma CPU de 16 bits, cuja frequência varia entre 1,79 e 3,58MHz e um processador gráfico. É capaz de exibir até 256 cores, em uma resolução de 512×448 pixels – o que, para os televisores da época, estava de muito bom tamanho.

Super Nintendo Entertainment System
Super Nintendo Entertainment System

O hardware carrega os seus jogos através de cartuchos, com capacidade de até 4Mb. Mas você não vai precisar de nada disso. Mais pra frente, vamos ver como baixar os jogos da Internet.

Como instalar o emulador no Android

Ao acessar o Google Play Store do seu aparelho é possível fazer a busca por emulador. Vários resultados podem aparecer.
Nós vamos optar pelo SuperGNES Lite (SNES emulator). Há uma versão paga, com recursos extras, que você optar por instalar mais tarde, se gostar da versão gratuita.

Conhecendo o SuperGNES Lite (SNES emulator)

Execute o SuperGNES Lite (SNES emulator). Se quiser configurar o aplicativo, toque no ícone que tem uma ferramenta desenhada (o segundo, no topo, da direita para a esquerda).

SuperGNES Lite (SNES emulator) - Tela inicial
SuperGNES Lite (SNES emulator) – Tela inicial

As ROMs

As ROMs são arquivos imagem do conteúdo dos cartuchos do SNES. Elas pode ser encontradas em vários sites, pela Internet a fora. O nosso emulador, contudo, também tem um jeito fácil de encontrá-las.
Para ter acesso a esta parte, toque no ícone que contém um ponto de interrogação, no canto superior direito da tela principal. Em seguida, toque na primeira opção: “Procurar jogos na Internet”.

Tela de ajuda - Procurar jogos na Internet
Tela de ajuda

Aguarde enquanto o SuperGNES abre o seu navegador e entra no site de buscas CoolROM.com, no qual será possível fornecer mais informações sobre os jogos que você deseja encontrar.
Procurando o “Super Mario World” – Android – SNES

Aqui, usamos o exemplo do Super Mario World, que deve retornar mais de um resultado. Escolha o jogo desejado e, depois, role a tela até encontrar o botão “Download Now” (Baixe Agora). Aguarde alguns instantes.

Findo o download você pode fechar o navegador e voltar para a tela principal do SuperGNES e dar um “refresh” na lista de jogos. Para isto, clica-se no botão “SD”, no topo, ao lado do botão de “Configuração”. Aguarde a busca terminar e você verá o seu novo jogo aparecer na lista.
Divirta-se e compartilhe! 😉

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

One reply on “Emuladores: SNES e Mario World no Android”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.