Conheça o visualizador de imagens para Linux Geeqie – Elias Praciano
Categories
Análises Linux Ubuntu

Conheça o visualizador de imagens para Linux Geeqie

Use o Geeqie para visualizar as suas imagens no Linux.

O Geeqie é um programa para apresentar/visualizar imagens. O projeto nasceu em Março de 2008, após 3 anos de inatividade do GQview, cujo código foi aproveitado pelos desenvolvedores. Por isto, aqueles que já usavam o programa anterior (o GQview), se sentirão em casa aqui.

Sua tela inicial se divide em um navegador, onde você escolhe os arquivos que deseja visualizar, as pastas que quer abrir e uma janela, à direita, onde as imagens selecionadas são exibidas.

Profissionais ou aficionados por fotografia podem gostar muito da velocidade e eficiência com que ele trata imagens RAW (formato que contém todos os dados da imagem tal como foi captada pelo sensor da câmera. Normalmente, estes arquivos não são comprimidos).

Entre os recursos que eu achei interessantes está a janelinha de confirmação de exclusão de um arquivo, em que o Geeqie exibe uma prévia da imagem a ser removida.
Pode evitar acidentes.
confirmação

Usuários do Ubuntu, podem instalá-lo facilmente através da Central de Programas, que pode ser acessada do Menu de Aplicativos (Alt + F1). Pros(as) aventureiros(as), sempre tem a linha de comando:

sudo apt install geeqie

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.