Como instalar Ubuntu em um pendrive via Windows – Elias Praciano
Categories
Tutoriais Ubuntu

Como instalar Ubuntu em um pendrive via Windows

Ter o Ubuntu instalado em um pendrive, pronto para uso, pode ser de grande utilidade para proteger sua privacidade ao usar computadores de terceiros (na casa de um amigo, no cibercafé etc).
Há vários métodos e aplicativos disponíveis para realizar esta tarefa.
Neste texto, vou mostrar como instalar o Ubuntu (ou qualquer outra distribuição Linux) em um pendrive, com o aplicativo Universal USB Installer, ou UUI.
A minha recomendação, contudo, permanece sendo instalar o Linux em um pendrive, a partir de outra máquina Ubuntu. Se você tiver algum amigo que use Ubuntu, esta será uma tarefa muito mais fácil de realizar.
Usuários do Mac, podem usar o UNetbootin, também bastante simples.

O que você precisa ter

Para quem precisa fazer a instalação a partir de uma máquina Windows, será necessário ter um pendrive com, pelo menos, 2Gb de espaço livre. Ele deve estar formatado com os sistemas de arquivo Fat16, Fat32 ou NTFS. O seu PC ou notebook tem que ter suporte a dar boot via USB.
ubuntu install usb
Você vai precisar fazer o download destes itens:

  • Ubuntu — escolha neste site a versão que se adéqua às suas necessidades e clique em Iniciar download
  • UUI – Universal USB Installer — clique no link para baixar o Instalador Universal USB e execute-o no seu sistema

Havendo alguma dificuldade para baixar o UUI, vá até a página do PendriveLinux (em inglês) para baixar a mais nova versão e tirar alguma dúvida.

Preparando o pendrive

Depois de baixar o Ubuntu e instalar o UUI no seu sistema, execute o instalador.
Dentro do programa instalador selecione a distro Linux que você escolheu. Em seguida, indique onde se encontra o arquivo imagem (ISO) correspondente a ela.
create-usb-windows-2-12.10
Se o seu pendrive já se encontra conectado e reconhecido pelo sistema, você pode selecioná-lo. Depois, prossiga, clicando no botão “Create“.

LEIA MAIS
  • Instale qualquer Linux em um pendrive — o aplicativo UNetbootin, disponível para Windows, Mac e Linux, permite escolher uma entre dezenas de distribuições. Ele baixa e instala tudo pra você
  • Qual Ubuntu escolher — as dicas deste artigo, vão funcionar para outras distribuições Linux. Mas, se você optou pelo Ubuntu, conheça as diferenças entre as versões e qual pode ser mais interessante para você
  • O que fazer depois de instalar o Ubuntu — veja 10 dicas sobre o que fazer, logo depois de instalar o Ubuntu

Isto é o suficiente para iniciar o processo de instalação, que pode demorar alguns minutos.
Quando terminar, reinicie o computador, com o pendrive ainda conectado. Não esqueça de indicar na BIOS do seu sistema que deseja iniciá-lo pelo pendrive.
Divirta-se!

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

17 replies on “Como instalar Ubuntu em um pendrive via Windows”

Fui em varios sites na internet para pesquisar
sobre isso, li vários sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e excelente, muito bem feito e explicativo, adorei.
obrigado pelas informações.
Muito interessante mesmo! Continue com o bom
trabalho!

Desculpe, mas instalar o Ubunto no pendrive, não é o mesmo que instalar um instalador de Ubuntu no pendrive.

Não, não mesmo. Ubuntu live não permite você usar o pendrive como se fosse um HD, ou seja, vc não salva arquivos nele, não faz updates, upgrades etc.

É só arrumar outro pendrive e instalar nele com o pen drive que instalo o live.

Bom, fiz o procedimento com a versão 15 do ubuntu.
Ao dar boot, apareceu a tela inicial de instalação do linux.
Ao meu ver, já era pra estar instalado no pendrive.
Como faço pra instar realmente no pendrive?

Estou com o mesmo problema. Instalei o ubuntu 15 e acontece a mesma coisa que o amigo falou…

O tutorial é realmente para deixar Bootavel,se quer instalar no pendrive e esta no Windows,use o LILI,é bem facil,so não pode deixar na opção Live,que é a que não salva arquivos se esta no ubuntu/gnome utilize o criador de disco de inicialização(usb disk creator-algo assim).

Olá, agradeço pela dica, fiz e funcionou. No entanto, há alguma forma de, no pendrive, eu fazer modificações no sistema, personalizar, etc, e manter isso na próxima inicialização? obrigado

Os aplicativos, deste tipo, para Linux, incluem a possibilidade de configurar um espaço no seu pendrive para armazenar seus arquivos, o que inclui suas configurações e personalizações do sistema — o que proporciona uma experiência mais rica e completa de uso do sistema operacional.
Se você tiver um amigo, que use Linux, pode usar estes aplicativos. Os artigos Como instalar Ubuntu em um pendrive e Como criar um pendrive com Linux, usando o UNetbootin explicam como.

Muito bom tuto tirando um errinho do UUI que não me deixa usar o max do Pen está excelente.

Não entendi muito bem essa parte do “persistent file size”, vou usar 2 pendrives de 8gb para duas distros diferentes (UB 13.04 e HBCD).
Na primeira (Ubuntu 13.04) só consigo setar o persistent file size em pouco mais de 4gb, ao clicar em quero formatar ele expande pra uns 6,5gb mas ao clicar create diz que não tem espaço suficiente.

Olá! Parabéns pelo artigo/tutorial. Tenho apenas uma dúvida: seria possível utilizar um cartão SD ao invés de um Pendrive?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.