POP3 ou IMAP?! Qual é o melhor? – Elias Praciano
Categories
Análises

POP3 ou IMAP?! Qual é o melhor?

O objetivo deste artigo é ajudar iniciantes a optar por POP3 ou IMAP, na hora de configurar o seu cliente de email. Aqui, vamos explicar rapidamente como cada um funciona…
Entenda por cliente de email, um aplicativo que tem a função de facilitar que você leia a sua correspondência eletrônica. Exemplos: Thunderbird, Outlook, etc.

O que quer dizer POP3?

POP é uma sigla para Post Office Protocol. O número 3 é a versão deste protocolo.
Caso você tenha interesse em saber, a primeira versão do POP foi lançada em 1984.

O funcionamento do POP3

De maneira simplificada, quando você se conecta à sua conta de email, através do seu aplicativo cliente, este verifica o seu nome de usuário (login) e a sua senha no servidor de emails (gmail.com, yahoo.com.br, bol.com.br, hotmail.com, live.com, etc.). Se tudo der OK, o aplicativo baixa os seus emails pra sua máquina local e se desconecta.
Desta forma, é possível ler seus emails localmente, depois de ter se desconectado da rede.
Você pode responder a diversas mensagens e, mais tarde, quando fizer uma nova conexão, estas serão enviadas – enquanto eventuais novas mensagens chegam.
Esta maneira de usar o email é o ideal para quem paga seu acesso à Internet por tempo de uso – uma vez que permite ao seu PC ficar conectado apenas quando necessário.
Outra característica deste protocolo é que ele armazena as mensagens localmente. Ou seja, você pode controlar melhor o que é feito com sua correspondẽncia digital. Nada fica no servidor.
Para quem tem uma conta de email com espaço limitado e não gosta de apagar seus emails lidos, o POP3 é o ideal também.
As pessoas que têm conexão muito lenta, podem se sentir melhor com este protocolo, uma vez que você pode minimizar o seu cliente de email – enquanto ele baixa sua correspondência, você vai fazer outra coisa.

O que quer dizer IMAP?

Também uma sigla, quer dizer Internet Message Access Protocol, ou protocolo de acesso à mensagens.

Como funciona o IMAP

Este protocolo foi lançado em 1986 e é mais novo que o POP3, portanto.
O seu princípio de funcionamento é semelhante. Uma das diferenças é que este pretende deixar as mensagens sempre no servidor e exibir apenas uma cópia das mensagens para você.
Como as mensagens não são armazenadas localmente, mas no servidor, não é a melhor solução para quem paga por tempo de conexão ou tem uma conexão lenta, uma vez que ele exige que a conexão seja constante, durante a sessão de uso do email.
Contudo, para quem acessa suas mensagens no cyber café, no smartphone ou em mais de um computador, esta solução é a ideal.

Não esqueça de ler o comentário, abaixo, em que respondo a pergunta da leitora sobre qual o melhor protocolo para acessar emails do celular.

By Elias Praciano

Autor de tecnologia (livre, de preferência), apaixonado por programação e astronomia.
Fã de séries, como "Rick and Morty" e "BoJack Horseman".
Me siga no Twitter e vamos trocar ideias!

2 replies on “POP3 ou IMAP?! Qual é o melhor?”

Bom dia! Obrigada pelas explicações, ainda assim fiquei na dúvida porque o IMAP é ideal para quem vê em smartphone…

Obrigado por perguntar!

Este artigo foi escrito em 2013. E algumas coisas mudaram de lá pra cá…

O POP3 e o IMAP não tiveram mudanças desde então, mas a nossa forma de acessar email passou por algumas mudanças. Outra coisa: as pessoas acessam seus emails de maneiras diferentes e, portanto, não existe uma resposta certa para todo mundo.

A gente já sabe que o POP3 baixa as mensagens do servidor de email para o seu cliente (no celular, no laptop etc). Já o IMAP baixa uma cópia das mensagens, deixando as originais no servidor.

Algumas pessoas leem os emails no celular, mas preferem responder no PC. Para estas pessoas o IMAP vai ser uma necessidade.

Para quem está preocupado com os gastos da conexão no celular (3G, 4G, 5G…), pode ser interessante usar o POP3, que baixa tudo pro seu aparelho. Assim, você pode ler e, até responder, todas as mensagens e, mais tarde, se conectar e o cliente de email faz toda a sincronização necessária.

Basicamente, se você acessa o seu email de mais de um local (celular pessoal, notebook do trabalho, notebook de casa), o POP3 pode atrapalhar a sua vida, quando você quiser lidar, na sua casa, com uma questão que foi abordada em um email, que você baixou no trabalho, por exemplo. Aí fica difícil.

Espero ter ajudado a elucidar um pouco melhor a questão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.