0

POP3 ou IMAP?! Qual é o melhor?

O objetivo deste artigo é ajudar iniciantes a optar por POP3 ou IMAP, na hora de configurar o seu cliente de email. Aqui, vamos explicar rapidamente como cada um funciona…
Entenda por cliente de email, um aplicativo que tem a função de facilitar que você leia a sua correspondência eletrônica. Exemplos: Thunderbird, Outlook, etc.

O que quer dizer POP3?

POP é uma sigla para Post Office Protocol. O número 3 é a versão deste protocolo.
Caso você tenha interesse em saber, a primeira versão do POP foi lançada em 1984.

Funcionamento

De maneira simplificada, quando você se conecta à sua conta de email, através do seu aplicativo cliente, este verifica o seu nome de usuário (login) e a sua senha no servidor de emails (gmail.com, yahoo.com.br, bol.com.br, hotmail.com, live.com, etc.). Se tudo der OK, o aplicativo baixa os seus emails pra sua máquina local e se desconecta.
Desta forma, é possível ler seus emails localmente, depois de ter se desconectado da rede.
Você pode responder a diversas mensagens e, mais tarde, quando fizer uma nova conexão, estas serão enviadas – enquanto eventuais novas mensagens chegam.
Esta maneira de usar o email é o ideal para quem paga seu acesso à Internet por tempo de uso – uma vez que permite ao seu PC ficar conectado apenas quando necessário.
Outra característica deste protocolo é que ele armazena as mensagens localmente. Ou seja, você pode controlar melhor o que é feito com sua correspondẽncia digital. Nada fica no servidor.
Para quem tem uma conta de email com espaço limitado e não gosta de apagar seus emails lidos, o POP3 é o ideal também.
As pessoas que têm conexão muito lenta, podem se sentir melhor com este protocolo, uma vez que você pode minimizar o seu cliente de email – enquanto ele baixa sua correspondência, você vai fazer outra coisa.

O que quer dizer IMAP?

Também uma sigla, quer dizer Internet Message Access Protocol, ou protocolo de acesso à mensagens.

Como funfa

Este protocolo foi lançado em 1986 e é mais novo que o POP3, portanto.
O seu princípio de funcionamento é semelhante. Uma das diferenças é que este pretende deixar as mensagens sempre no servidor e exibir apenas uma cópia das mensagens para você.
Como as mensagens não são armazenadas localmente, mas no servidor, não é a melhor solução para quem paga por tempo de conexão ou tem uma conexão lenta, uma vez que ele exige que a conexão seja constante, durante o uso do email.
Contudo, para quem acessa email no cyber café, no smartphone, no celular ou em mais de um computador, esta solução é a ideal.

Elias Praciano

Ex-hacker de LEGO e ex-programador Clipper. Definitivamente, minha alma vive nos anos 70/80 e é de lá que eu escrevo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *